SEED reduz ocorrências ao patrimônio público

(Foto: Ascom Seed)

A redução dos índices de arrombamentos e furtos ao patrimônio público estadual de Sergipe vem obtendo êxito graças ao trabalho preventivo realizado na capital e no interior pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Desde que foi implantado, em fevereiro de 2015, o serviço especializado de vigilância e proteção especial ao patrimônio, à propriedade e às pessoas que compõem a comunidade escolar, o número de ocorrências policiais praticamente zerou.

Paralelamente a esse trabalho, a Secretaria de Estado da Educação vem desenvolvendo outras ações para conter a violência, dando prioridade também à pessoa humana: alunos, professores, servidores e comunidade envolvida com o ambiente escolar.

Em Aracaju, por exemplo, é notável o sucesso da política de proteção ao patrimônio e à comunidade estudantilimplementada pelo secretário Jorge Carvalho.

Escolas no interior

Em 2014, na capital, foram registradas 57 ocorrências policiais. Este ano, de janeiro a outubro, houve apenas 18 registros nas delegacias, verificando uma redução de 78% dos casos.

"O número só não foi maior porque muitas escolas ainda não têm o serviço de proteção especializada", atesta Charles Hardman, assessor de Proteção Patrimonial da SEED. Segundo ele, o governo do Estado trabalha com a perspectiva de ainda este ano implementar a segurança especializada em mais 15 escolas estaduais.

"O nosso foco está voltado para o interior do estado, já que na capital conseguimos zerar o número de ocorrências policiais nas escolas que apresentam maior vulnerabilidade", ressalta o assessor.
De acordo com Charles Hardman, a SEED está deflagrando o processo licitatório para que em 2016outras 50 escolas possam receber o serviço de proteção especializado.

"Escolas localizadas em Itabaiana, Nossa Sra. da Glória, Propriá, Canindé, Nossa Sra. das Dores, Simão Dias, Lagarto, Maruim e em tantos outros municípios serão beneficiadas com as nossas ações, que visam exclusivamente proteger o patrimônio público", disse.

Em fevereiro deste ano, o trabalho de proteção especializada começou em apenas 21 escolas estaduais. Agora, na primeira quinzena de novembro, o número de unidades de ensino com esse serviço chegou a 57. "Ao longo dos próximos meses, a nossa meta é alcançarmos 71 escolas estaduais, número este que corresponde aos 20% das escolas da rede estadual de ensino", informou.

Jorge Carvalho alertou que o trabalho de segurança ao patrimônio teve início depois que a SEED fez um mapeamento das escolas onde houve recorrência de casos de furtos e arrombamentos. "Fizemos um relatório que apontou as unidades a serem contempladas com a iniciativa", disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais