Seminário Regional sobre Carreira Docente ocorre nesta quinta

(Foto: Adufs)

Metamorfose dos Institutos Federais, CEFET e Instituições de Ensino Superior Pública e a desestruturação da Carreira Docente. Esse é o tema do Seminário Inter-regional de Carreira e Verbas das Secretarias Regionais Nordeste I, II e III do ANDES – SN, que acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório da ADUFS, em São Cristóvão/Sergipe.

O objetivo do Seminário é promover a reflexão coletiva sobre a conjuntura nacional na área da educação, especialmente no que diz respeito aos investimentos públicos em educação e aos direitos de professoras e professores. Segundo Benedito Libório, 2º vice-presidente regional Nordeste III do ANDES-SN, as políticas em curso implementadas pelo Governo Federal têm como propósito “desobrigar o Estado de assumir suas funções de mantenedor das universidades e de serviços que são essenciais para o funcionamento a contento das universidades públicas, que são responsáveis por mais de 80% das patentes e produção de conhecimento do país”.

Com o mesmo objetivo, de acordo com Libório, o Governo tem “atacado as professoras e professores de todas as formas, estabelecendo novos decretos que desestruturam a carreira e retiram nossos direitos de afastamento, e colocando em xeque a soberania nacional, quando corta recursos para pesquisas”.

Frente a este cenário, com a participação de professoras e professores dos estados do Nordeste, o Seminário discutirá questões como orçamento público e (des)financiamento da educação no Brasil; carreira docente, salário e desmonte pelos governos; verbas, fundações e dívida pública.

Abaixo, a programação completa do Seminário, que tem entrada gratuita.

25/10, sexta-feira
18h – Abertura
19h – Orçamento público e o (des)financiamemto da educação no Brasil.
Debatedor: João da Costa Chaves (ADUNESP, FINEDUCA)

26/10, sábado
9h – Carreira docente, salário e o desmonte pelos governos.
Debatedores/as: Sandra Maria Gadelha de Carvalho (UECE), Cristiane Maria Nepomuceno (UEPB), Vinícius Correa (UESB) e Luciano Rodrigues de Souza Coutinho (UFRJ)
14h – Verbas, Fundações e Dívida Pública.
Debatedor: José Menezes (UFAL)

Fonte: Ascom Adufs

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais