Sintese e Seduc farão plenárias para debater fechamento de escolas

Fechamento das escolas será discutido em plenárias (Foto: Seed)

Após reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) decidiu fazer duas plenárias com objetivo de discutir com a comunidade o fechamento das escolas Francisco Portugal e 15 de Outubro, localizadas nos bairros Augusto Franco e Getúlio Vargas, respectivamente. A reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira, 21, e envolveu representantes do Sintese, das escolas, da Diretoria de Educação e o secretário Josué Passos..

A presidente do Sintese, Ivonete Cruz, critica o fechamento da escola e diz que não houve diálogo com a comunidade escolar. “Mais uma vez, a secretaria errou no método. Se existe uma discussão de reordenamento de rede, fechamento de escolas e migração de alunos, isso não pode ser construído sem dialogar com a comunidade. Não dá simplesmente para fechar sem antes se reunir com a comunidade escolar e dizer para onde essas pessoas vão”, reclamou a presidente do Sintese, Ivonete Cruz.

A professora explica que o Sintese defende o não fechamento das escolas e a realização de campanha de incentivo matrículas, mas reforça que no caso de fechamento, nenhuma decisão pode ser tomada sem o aval da comunidade. “A decisão não pode ser tomada e informada. A comunidade precisa ser ouvida em plenárias, pois tem estudantes e professores que vão mudar de escola”.

No Colégio Francisco Portugal, a plenária para fechamento do turno noturno acontece na quarta-feira, 23, às 19h. Já no Colégio 15 de Outubro, onde a ideia é fechar totalmente, a plenária acontece nesta quinta-feira, 24, às 9h.

Seduc

A Seduc confirmou a realização das plenárias e disse que pretende apresentar à comunidade a realidade das escolas e a dificuldades de manter o turno da noite nesses locais. Ainda de acordo com a Seduc, já existe um diálogo com a comunidade, porém a decisão de fechar o turno noturno tem o intuito de otimizar as matrículas para continuar ofertando ensino de qualidade. A Seduc ressaltou que fez campanhas de incentivo a matrícula, inclusive com apoio dos Conselhos Tutelares, mas ainda restaram 40 mil vagas ociosas na rede de ensino do Estado.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais