|
Ivonete Cruz destaca condições nas escolas (Fotos: Portal Infonet) |
“Esperamos que o secretário Jorge Carvalho, antes de encaminhar qualquer projeto à Assembleia, que tenha como perspectiva da meritocracia, da punição, da premiação e de um atingir metas que não serão atingidas antes de mudar as estruturas, que receba o sindicato e discutamos coletivamente e iniciemos o ano de 2016 em outro patamar, inclusive garantindo os diretos dos professores, como o reajuste do Piso na Carreira como determina a Lei Federal e devolvendo o que foi cortado dos seus salários para que os alunos tenham direito ao cumprimento do ano letivo”.
A afirmação foi feita pela vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), Ivonete Cruz durante coletiva de imprensa sobre o Programa Sergipe Educa Mais, da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
|
"Professores querem iniciar 2016 em outro patamar" |
Segundo ela, não houve discussão com os professores. “Não houve debate coletivo para discutir a educação pública, e agora o secretário anuncia o Programa Educa Mais, composto de cinco projetos, dentre eles a Gestão Democrática. Nós temos total acordo, construída na secretaria e com a comunidade escolar e não o gestor tendo contrato para atingir uma meta. E a escola como fica? Vai ficar exonerando se ele não atingir uma meta?”, indaga.
Ivonete Cruz ressaltou que o segundo ponto que o Sintese discorda, é sobre a premiação de professores.
“Para nós a qualidade da educação não passa por premiação, mas pela garantia de bons resultados através do ensino e bom aprendizado, condições de trabalho, formação e valorização. Nós defendemos a Carreira, o Piso. Não garantiam o Piso que é lei nacional, foi cortado os salários dos professores e querem garantir premiação para alguns e como fica a situação como um todo? Queremos garantir amplo debate do Plano Estadual de Educação, esse sim, foi debatido coletivamente e precisa ser debatido entre professores e secretários, porque o cenário que temos nas escolas é violência, destruição, lixo, carteiras e banheiros quebrados, sem quadras e com merendas estragadas. Nessas escolas não tem como atingir a educação de qualidade”, enfatiza.
Programa
![]() |
Jorge Carvalho durante a apresentação do Programa Mais Educação (Foto: Janaína Santos/SEED) |
O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho divulgou o Programa Mais Educação, também em coletiva de imprensa [no último dia 16]. De acordo com ele, são cinco novos projetos que fazem parte do conjunto de ações que objetivam melhorar a qualidade do ensino público em Sergipe: implementação do Plano Estadual de Educação; reformulação da Gestão Democrática nas unidades escolares; a criação do Programa Sergipe para o Mundo; vinculação de ¼ do ICMS municipal ao desempenho escolar; a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica e o Instituto do Prêmio Educação de Qualidade Professora Ofenísia Soares Freire.
"São iniciativas que vão integrar ainda mais as escolas às suas comunidades, requalificar e ampliar a infraestrutura dos espaços de aprendizado, além de valorizar ainda mais o trabalho dos professores, gestores e trabalhadores da educação em geral", explica acrescentando que nos próximos dias estará enviando à Assembleia Legislativa, cinco Projetos de Lei, que fazem parte das ações contidas no Programa Sergipe Educa Mais.
Por Aldaci de Souza