Sintese reprova a maioria das escolas públicas

Outdoor expõe notas das escolas públicas (Foto: Ascom/Sintese)

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) reprova a grande maioria das escolas da rede pública de ensino. Na manhã desta terça-feira, 29, os representantes do sindicato realizaram uma manifestação no centro de Aracaju para divulgar as notas das escolas públicas instaladas no interior sergipano.

As escolas públicas em pior situação estão no município de São Cristovão, que ganhou nota abaixo de meio ponto: 0,3. Na sequência, com notas abaixo de um ponto, destacam-se as escolas dos municípios de Propriá e Canhoba [nota 0,4], Santo Amaro das Brotas [0,7] e Neópolis [0,8]. As escolas públicas que ganharam melhor pontuação estão no município de Itabaiana, com nota 7,1.

No patamar acima de cinco pontos, estão as escolas dos municípios de Itabi [6,4], Nossa Senhora do Socorro [6,3], Simão Dias e Nossa Senhora de Lourdes [5,9], Siriri [5,7] e ainda Maruim, Cumbe e Pacatuba, empatadas com nota 5,5. Os demais municípios se destacam com notas abaixo de cinco pontos. O Sintese deu visibilidade à pontuação instalando outdoors na extensão do calçadão das ruas João Pessoa e Laranjeiras, onde permaneceram durante toda a manhã.

Professores se concentram no centro da cidade (Fotos: Portal Infonet)

Roberto Silva: escolas sem estrutura

O professor Roberto Silva, diretor do Sintese, explicou que as notas correspondem às avaliações feitas pelos professores com base na valorização profissional, condições de trabalho, infraestrutura das unidades de ensino e gestão democrática. “Os professores aplicaram as notas de acordo com a forma de política educação e percebemos um cenário no qual as escolas estão paradas, sem investimentos, com um governo que tem dinheiro mas não paga o piso e nem faz os investimentos necessários”, declarou o diretor do Sintese.

Seed

A Secretaria de Estado da Educação se manifestou por meio de nota. "Desde que assumiu a Secretaria de Educação, uma das primeiras providências do secretário Jorge Carvalho foi o de apresentar à sociedade o diagnóstico da Educação em Sergipe, refletindo em diversos fóruns o quadro de queda nos índices educacionais. Para reverter esta situação, o Governo de Sergipe tem se esforçado, mudando a concepção de enfrentamento a esta realidade, aliado aos vários projetos que já tramitam na Assembléia Legislativa, com a implantação do Educa Mais.Visando alcançarmos esta melhoria, é preciso o engajamento de todos: os professores em sala de aula com verdadeiros compromissos educacionais, o compartilhamento de municípios e também a rede privada de ensino. A batalha para reverter este quadro tem que ser pedagógica, de gestão educacional compromissada e não apenas salarial. O governo de Sergipe não medirá esforços para atingir esta meta", diz a nota na íntegra. 

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais