Silvana: evasão provocada pelo preconceito e discriminação (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
A primeira transexual eleita no Brasil para compor um Conselho Tutelar, Silvania Santos, 26, quer vencer a discriminação e o preconceito com campanhas públicas dirigidas à comunidade escolar. Segundo revelou, há uma grande evasão de adolescentes que se declaram homo ou transexuais nas escolas em Sergipe. Uma reação, na ótica da conselheira tutelar, à discriminação e à falta de apoio que este público enfrenta na própria comunidade escolar e na família.
Para modificar esta realidade, a conselheira tutelar tem como meta, durante o mandato no 5º Distrito de Aracaju, a realização de campanha institucional nas escolas públicas para que haja maior apoio a estes cidadãos. “Os jovens estão assumindo a sexualidade mais cedo e muitas vezes são expulsos de casa, vivem em cárcere privado e há grande evasão nas escolas”, explica.
Seguindo a conselheira, pesquisas mostram que 90% dos casos de prostituição, entre homo e transexuais, são consequência da falta de apoio que estas pessoas enfrentam no lar e na própria comunidade escolar. “E o Conselho Tutelar vai atuar para combater esta discriminação e dar assistência a estas pessoas discriminadas”, enalteceu a conselheira, ao considerar este um dos maiores desafios a enfrentar no 5º Distrito de Aracaju.
Machado recebe reivindicações |
O prefeito João Alves Filho (DEM) e a secretária municipal da Família e Assistência Social, Maria do Carmo Alves, empossaram os 30 novos membros do Conselho Tutelar de Aracaju nesta sexta-feira, 8, em solenidade realizada no Centro Administrativo prefeito Aloísio Campos. O prefeito demonstrou surpreso com a eleição de Silvania Santos, alertando que não se envolveu no processo eleitoral e revelando desconhecer a presença de uma transexual entre os conselheiros empossados. “Foi uma eleição aberta e a população elege sem nenhuma intervenção da prefeitura e eu nem sabia disso”, observou o prefeito, informando que só tomou conhecimento que Silvana Santos seria transexual por meio da imprensa.
Melhor estrutura
Há 15 dias, os novos membros do Conselho Tutelar de Aracaju se reuniram com o vice-prefeito José Carlos Machado e entregaram uma pauta de reivindicações. O vice-prefeito repassou as demandas para a secretária Maria do Carmo Alves. Em discurso, na solenidade, a secretária se comprometeu a analisar toda a pauta e buscar entendimentos para atender ao pleito dos conselheiros.
Jadiel: falta de segurança
|
Segundo o conselheiro Jadiel Carlos da Silva, as reivindicações passam por melhores estruturas das sedes e condições de trabalho. Ele reclama da ausência de ar condicionado nos prédios e da falta de segurança. “As instalações não dispõem de nenhum aparato de segurança e deixa todos os conselheiros expostos à violência, inclusive já teve conselheiro ameaçado por usuários de drogas”, destacou o conselheiro.
O prefeito João Alves Filho garantiu que a prefeitura está de 'braços abertos' para atender às demandas dos conselheiros.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B