|
Alunso se instalram nos corredores da reitoria (Fotos: Portal Infonet) |
Estudantes e servidores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap) realizaram na manhã desta segunda-feira, 7, uma manifestação dentro da Universidade, para reivindicar melhorias na estrutura do colégio. As aulas, que seriam iniciadas na manhã de hoje, foram suspensas.
Munidos de cartazes e faixas, os estudantes se instalaram na reitoria da UFS, na tentativa de serem ouvidos pelo reitor da UFS, Angelo Antoniolli. De acordo com o professor Marcelo Uchôa, a paralisação tem como objetivo pressionar a reitoria, para que o colégio também receba aras melhorias feitas nas didáticas da UFS.
Ainda segundo ele, caso não seja feito um acordo com o reitor, a paralisação irá continuar. “iniciaríamos o ano letivo hoje, mas alguns fatores nos impediram. O colégio não possui ar condicionado e todas as didáticas já foram reformadas e receberam ar condicionado. Além disso, a água é de péssima qualidade e os banheiros precisam de reparos. A paralisação é no sentido de pressionar a reitoria para que os serviços sejam feitos no colégio. O conselho do colégio entendeu que os alunos serão prejudicados com esses problemas. Estamos parados hoje e a depender da sinalização do reitor as gente retorna as aulas, caso contrário, mantermos a paralisação”, explica.
![]() |
Ar condicionado quebrado |
Denúncia
Os alunos e servidores listaram os problemas encontrados no Codap, são elas: “a qualidade da água consumida pelos alunos, vez ou outra, apresenta cor, cheiro e sabor, além de contínuas interrupções no fornecimento; a falta de climatização nas salas de aula tem provocado mal estar em professores e alunos uma vez que, no Codap, apenas dispomos de ventiladores quebrados, ineficientes ou obsoletos. Espaços como laboratórios, salas de vídeo e biblioteca dispõem de aparelhos de ar condicionado, mas estes estão, há anos, muito velhos e sem conserto pela manutenção ou não contam com instalação elétrica adequada para seu funcionamento; a precariedade dos quadros nas salas de aula inviabiliza a devida utilização e ausência de servidores/pessoal técnico para dar o necessário suporte administrativo e pedagógico, que hoje se conta apenas com três”, denunciam.
UFS
A assessoria de comunicação do reitor informa que uma comissão formada pelo conselho do Codap será formada e na tarde desta segunda-feira, 7, serão recebidos pelo reitor Angelo Antoniolli.
![]() |
||||
Único bebedouro do Codap
|
Por Eliene Andade