UFS assina termo de adesão ao Fórum Estadual Lixo & Cidadania de Sergipe

O pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Sergipe, professor Ruy Belém, assinou na última segunda, 13, no auditório do Ministério Público de Sergipe, o termo de adesão ao Fórum Estadual Lixo & Cidadania de Sergipe – Felcise.

“O programa vai favorecer alguns preceitos da Agenda 21, ou seja, o compromisso firmado por 179 países durante a ECO-92, no Rio de Janeiro. Isso vai permitir que haja redução dos lixões e a conseqüente capacitação dos catadores, que em geral são crianças e adolescentes”, informa, o professor José Daltro Filho, indicado pela Universidade para participar do programa.

Segundo o Regimento Interno do Fórum, o Felcise é um espaço permanente e interinstitucional de discussão, sensibilização, proposição, capacitação e apoio técnico voltado para a gestão de resíduos sólidos e urbanos nos municípios do Estado de Sergipe. O Fórum Estadual segue os princípios do Programa Nacional do Lixo & Cidadania e envolve entidades governamentais, não governamentais e de representação social, relacionadas à matéria.

Os principais objetivos do Fórum estão relacionados à temática social e vão desde a erradicação do trabalho infantil em lixões à promoção de atividades relacionadas ao meio ambiente. No Regimento Interno do Fórum, no capítulo II, estão os objetivos do programa: ” 1. erradicar o trabalho de crianças e adolescentes em atividades de catação de resíduos sólidos nas ruas e nos lixões; 2. promover a inserção sócio-econômica dos catadores, preferencialmente em programas de coleta seletiva; 3. garantir o tratamento e a destinação adequada do lixo, promovendo a recuperação das áreas degredadas; e 4. promover e estimular a educação ambiental”.

CAMPANHAS – “Para atingir esses objetivos as instituições que participarem do programa deverão incentivar campanhas que tenham a mesma finalidade, além de incentivar a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos, implantação da coleta seletiva e apoiar ações que garantam a saúde de crianças e adolescentes entre outros”, disse Ruy Belém.

Qualquer instituição pode participar do Fórum, bastando apenas que assine o termo de adesão concordando com o Regimento Interno do programa. O Fórum terá duração indeterminada e vai ter a coordenação de 12 membros natos, entre eles o Ministério Público do Estado de Sergipe, bancos, Secretária de Estado de Meio Ambiente e a Fundação Universidade Federal de Sergipe.

Para representar a UFS nas reuniões foi indicado um especialista em temas referentes à utilização de resíduos sólidos, o professor José Daltro Filho, do Departamento de Engenharia Civil. “Para mim é de grande importância colaborar com um programa que visa erradicar os lixões, e a miséria em nosso Estado”, disse Daltro, acrescentando que após retirar as pessoas dos lixões é necessário um programa de reabilitação profissional para introduzi-la no mercado.

“O melhor meio para se fazer o encaminhamento ao mercado de trabalho é via cooperativa, a exemplo da ONG Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju”, afirmou o professor Daltro, lembrando que no bairro Santa Maria, antiga Terra Dura, a ONG já atendeu 43 famílias que, hoje, trabalham com reciclagem e ainda respeitam o meio ambiente.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais