Acontecerá nesta sexta-feira, 14, no auditório da Reitoria, às 19h, a outorga de títulos em comemoração aos 42 anos da UFS, que completa no sábado, 15. O historiador Ibarê Dantas, sete professores e cinco técnicos-administrativos receberão as condecorações. A solenidade vai mostrar ainda a revogação de três portarias que remontam o período do Regime Militar.
Ibarê Dantas, que é professor aposentado da UFS, receberá o título de “doutor honoris causa”, concedido a personalidades que se distinguem seja pelo saber, seja pela atuação em prol da Filosofia, Ciências, Técnica, Artes e Letras, seja pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos.
O professor Manuel Bernardino Lino Salvador (in memoriam) será homenageado com a “medalha do mérito universitário”, entregue a educadores e mestres que prestaram notáveis serviços à educação ou contribuíram para o desenvolvimento da instituição universitária.
Os títulos de “professores eméritos” destinam-se aos professores que se aposentaram e alcançaram posição eminente na pesquisa ou no ensino. São eles: Agamenon Guimarães de Oliveira, Antonino Campos de Lima, Gonçalo Ferreira Melo, Maria Edma de Barros e Maria Giovanni dos Santos Mendonça.
Na área administrativa, os técnicos Ana Joelina de Jesus Brandão, Elma Passos Gabillaud, José Willami Santos, Libório Firmo de Castro Silva e Maria Jane dos Santos receberão uma placa como forma de homenagear suas trajetórias na instituição.
Revogação de portarias
A sessão solene pelos 42 anos da UFS vai trazer a tona atos do tempo do Regime Militar. Serão revogadas as portarias 29 de 1969 e 28 e 76 de 1970. Elas retiravam o direito de 36 estudantes serem líderes ou dirigentes estudantis. Veja os nomes dos estudantes incluídos nas listas.
Segundo o então estudante Wellington Mangueira, o reitor da época foi corajoso em contrariar as ordens ditatoriais, pois mesmo tendo que emitir as portarias garantiu aos estudantes o direito de concluir seus cursos.
Pelo ato, será concedida a Moção do Reconhecimento ao reitor João Cardoso Nascimento Júnior (in memoriam) pela preservação do direito dos estudantes perseguidos pela ditadura.
Fonte: Ascom UFS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B