![]() |
Cartaz do seminário (Fotos: Divulgação) |
Será aberto na próxima terça-feira, 20, a partir das 19h, o II Seminário sobre Alimentos e Manifestações Culturais Tradicionais e o I Simpósio Internacional Alimentação e Cultura: Aproximando o diálogo entre produção e Consumo, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O evento reunirá palestrantes internacionais, a exemplo do Prof. Dr. Artur Fernando Arede Correia Cristóvão – Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Portugal. Ele falará na abertura sobre “Valorização e manutenção da produção de alimentos tradicionais e suas interações nos espaços rurais e urbanos”.
De acordo com a coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alimentos e Manifestações Tradicionais (Grupam/UFS), a professora Drª Sônia Menezes [do Departamento de Geografia], o evento tem por objetivo refletir sobre os desafios vivenciados para a manutenção da produção de alimentos tradicionais e de outras manifestações culturais na contemporaneidade.
![]() |
Professora Sônia Menezes |
“Será discutido o papel da pesquisa e do ensino a partir de novas metodologias e da valorização desta temática como objeto de estudo, compreendidos como essenciais nas últimas décadas. A valorização de temáticas que envolvem alimentos e manifestações tradicionais refere-se também a valorização de personagens vivos, atuantes, o que exige uma nova postura do professor-pesquisador”, explica.
O Seminário prossegue até a quinta-feira, 22 com a realização de conferências e grupos de trabalho. Confira a programação.
Por Aldaci de Souza