Unit participa de mais uma edição do Projeto Rondon

Mais uma vez acadêmicos do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes irão participar do Projeto Rondon, atividade de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários. O objetivo é a busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. A ação coordenada pelo Ministério da Defesa com o apoio de outros ministérios e das Forças Armadas proporciona, ainda, a aproximação desses estudantes com a realidade do país.

A Universidade Tiradentes tem contribuído de maneira intensa com a participação de seus alunos em diversas edições do Projeto Rondon. Na edição mais recente, em janeiro, seis estudantes e dois professores da Unit atuaram na cidade de Caldeirão Grande, na Bahia. “Levamos acadêmicos de Educação Física, Enfermagem, Geografia, Jornalismo, Odontologia e Serviço Social. Os alunos foram selecionados de acordo com critérios de nota e participação em atividades de extensão, de forma que os participantes precisavam ter o perfil do trabalho em grupo e voltado para a comunidade”, explica a professora Carla Porto, do curso de Odontologia, orientadora do grupo ao lado da professora Marta Batista, do curso de Serviço Social.

Com a aprovação do projeto da professora Maria Ione Vasconcelos de Menezes, será a quarta vez que docentes e discentes do curso de Serviço Social da Unit participam desta ação, considerada um dos maiores projetos sociais do país. Após analisar 277 propostas de trabalho, a Coordenação-Geral do Projeto Rondon divulgou o resultado das 15 Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas para participar, no período de 9 de julho a 1º de agosto, de três novas operações – Rei do Baião, Catirina e Mamoré, nos estados de Pernambuco, Maranhão e Rondônia, respectivamente.

Projeto Rondon

Criado em 2005, o Projeto Rondon já realizou 24 operações em todas as regiões brasileiras. As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do projeto, concentram-se nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho.

A execução das ações acontece graças a estreita parceria entre diversos Ministérios e o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Em cada ação o projeto conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil.

Fonte: Ascom Unit

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais