
A Universidade Tiradentes (Unit) se destacou em dois rankings internacionais que avaliam universidades de toda a América Latina e Caribe, firmando-se como uma das mais bem conceituadas instituições privadas de ensino superior do Nordeste e do Brasil. Em um deles, o QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2026, que reuniu um total de 492 instituições, a Unit ficou em 8ª lugar no número médio de citações obtidas por publicação, que estima o impacto e a qualidade do trabalho científico desenvolvido pelos professores da instituição.
Entre as 10 primeiras desse item, aparecem apenas cinco IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras, sendo a Unit uma delas. “Ele mede a média do número de vezes que os trabalhos científicos da Unit são citados por pesquisadores de todo o mundo, refletindo diretamente a qualidade e a influência de sua produção. Estar na 8ª posição e ser uma das apenas cinco universidades brasileiras entre as Top 10 neste indicador, ao lado de grandes universidades federais, demonstra que a pesquisa da Unit tem uma relevância científica acima da média nacional e um impacto global comprovado”, acrescenta o diretor acadêmico da Unit, professor Marcos Wandir Nery Lobão.
Também no QS World, a Unit também se destacou no ranking geral de 2026, figurando na faixa entre 251 e 300. Isso significa que a instituição está entre as 300 melhores universidades da América Latina e do Caribe, em um universo de mais de 490 instituições avaliadas. Na edição de 2025, ela sequer aparecia entre os ranqueados. O indicador utiliza uma metodologia específica, que considera diversos indicadores de desempenho.
O segundo ranking no qual a Unit se destacou foi o SCImago IBER, uma vertente do SCImago Institutions Rankings (SIR) voltada especificamente para a Ibero-América (países de língua portuguesa e espanhola na América Latina, além de Espanha e Portugal), que classifica as instituições por um indicador composto baseado no desempenho da pesquisa, resultados de inovação e impacto social medido por sua visibilidade na web. Entre as instituições de ensino brasileiras (públicas e privadas) a Unit fica em 45º lugar, sendo o 9º entre as da região Nordeste. Se ranqueadas somente as privadas, a Unit ficou em 8º lugar nacional, sendo a 2ª mais bem avaliada do Nordeste.
No indicador Inovação, a Unit foi a 6ª posição no cenário nacional, entre todas as IES brasileiras, o que segundo Marcos Wandir, indica que o conhecimento gerado nos laboratórios e grupos de pesquisa não fica restrito à academia. “Ele está sendo ativamente transformado em soluções, patentes e tecnologias que beneficiam a sociedade e o mercado. Isso significa que o aluno está inserido em um ecossistema que estimula o empreendedorismo e a aplicação prática do conhecimento científico, com laboratórios modernos e projetos que resolvem problemas reais”, define o diretor.
Para o procurador institucional da Unit, professor José Adailton Barroso da Silva, os resultados mostram que o grande diferencial da Unit está nos professores, que fazem pesquisa de qualidade e colocam a universidade em destaque, com grande impacto e muitas citações. “Considerando o número de pesquisadores que uma instituição privada possui, em relação com as IES públicas, fica claro o papel de excelência dos nossos docentes e pesquisadores na posição da Unit no ranking. Estar entre as 10 mais bem avaliadas IES privadas do país no Scimago é a prova do comprometimento dos professores com a pesquisa, com a publicação e compartilhamento do conhecimento, não podendo esquecer também o investimento na qualidade acadêmica e incentivo à pesquisa feito pela Unit”, ressalta.
Compromisso e diferenciais
O processo de acompanhamento e de melhoramento dos rankings e indicadores de qualidade das instituições de ensino superior é uma ação estratégica que já vem sendo adotada há algum tempo pela Unit, sob a liderança do vice-reitor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior. Ele passa necessariamente pelo aperfeiçoamento constante e cotidiano de seus diferenciais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, através de investimentos e projetos nestas áreas de atuação.
Além dos rankings QS e Scimago, a Unit também foi destaque em outros dois rankings de renome nacional e mundial. No RUF 2024 (Ranking Universitário da Folha), publicado pelo jornal Folha de São Paulo. De a Unit foi a 13ª melhor de um total de 91 universidades particulares, sendo a segunda entre as da Região Nordeste. Já no ranking geral, com todas as 203 instituições avaliadas, a Unit ficou em 70º lugar, destacando-se com seis cursos no âmbito nacional. Já o nome da professora e pró-reitora Patrícia Severino aparece entre os 2% de cientistas mais relevantes da produção científica mundial em 2025, segundo o ranking da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
Atualmente, a Unit conta com cinco programas de pós-graduação stricto sensu: Educação (PPED), Biociências e Saúde (PBS), Engenharia de Processos (PEP), Direitos Humanos (PPGD) e Biotecnologia (Renorbio). Destes, três obtiveram a nota 6 e dois a nota 5 nas avaliações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), demonstrando excelência nos âmbitos nacional e internacional. Além disso, o Ecossistema Tiradentes conta ainda com os cursos de graduação da Unit, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) equipado com tecnologia de ponta e o Tiradentes Innovation Center. Em breve, ele terá o reforço do Tiradentes Techpark (TTP), ampliando as oportunidades de pesquisa, inovação e integração entre universidade e empresas.
Para a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Unit, Patrícia Severino, os resultados traduzem concretamente os diferenciais da Unit em pesquisa, inovação e internacionalização, unindo qualidade, aplicabilidade e colaboração internacional. “Investimos fortemente em pesquisas voltadas a soluções reais para a sociedade, incentivando a formação de pesquisadores comprometidos com a transformação social e o desenvolvimento sustentável. Além disso, a Unit se destaca por uma gestão estratégica da pesquisa, que estimula parcerias globais, inovação tecnológica e a produção científica de excelência — elementos que reforçam nossa posição entre as universidades mais influentes do país”, acrescenta.
Marcos Wandir considera que esses resultados se traduzem em um ensino de ponta, conexão com o mercado e valorização do diploma. “O fato de a Unit estar entre as mais influentes em pesquisa garante que o conteúdo das salas de aula seja continuamente atualizado com as descobertas mais recentes. O aluno da Unit aprende com professores que são referências e que trazem para o curso o conhecimento que está sendo citado e reconhecido globalmente. O reconhecimento em rankings mundiais agrega valor e prestígio ao diploma da Unit, abrindo portas no mercado de trabalho nacional e internacional, que valoriza profissionais formados em instituições de alto impacto”, atesta.
Fonte: Assessoria de comunicação
