UVA continua funcionando em Sergipe

A Consultora técnica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sergipe, professora Marlene Calumbi, afirmou esta manhã ao Portal Infonet, que a instituição não foi notificada pelo Conselho Estadual de Educação, dando conta de que a UVA está proibida de abrir novas turmas no estado. 

Segundo ela, a universidade, cuja sede está localizada na cidade de Sobral, no Ceará, é uma instituição séria, que forma cidadãos há mais de 40 anos. “Nós estamos funcionando sob a égide da autorização do próprio Conselho de Educação. Em momento algum, a UVA funcionou ilegalmente. Trata-se de uma instituição séria e prova disso é que há 15 dias, tivemos as comemorações alusivas aos 40 anos da instituição que atua em oito estados da federação”, enfatiza.

A professora Marlene Calumbi disse entender a preocupação do Conselho Estadual de Educação, mas não sabe porque os representantes do conselho não entram em contato, para que se discuta se existem deficiências e quais são.  “Não sei por que o conselho não chama os representantes da UVA para conversar. Se a instituição fosse clandestina, não estaríamos mostrando a cara na mídia. Estamos abertos ao diálogo. Não é hora de deixar a sociedade em polvorosa”, ressalta.

Ela disse ainda que a certificação do alunato é feita na sede da UVA, no Ceará, sem problema algum.  A instituição que já formou mais de 1. 500 pessoas durante os oito anos de atuação em Sergipe oferece os cursos de Pedagogia, Licenciatura e na área tecnológica. “Fui presidente do Conselho de Educação por oito anos e sei das preocupações, mas é algo que precisa ser esclarecido levando-se em conta o lado social da instituição, que abriu mercado de trabalho para os professores”, conclui.

Decisão

Conforme decisão do Conselho Estadual de Educação, a Universidade Estadual Vale do Acaraú, somente poderá continuar funcionando em Sergipe, até o período de conclusão dos cursos iniciados.  Isso depois de uma indagação da 3ª Vara Cível de Aracaju, ao Conselho de Educação, se a instituição poderia realizar e ofertar novos cursos. O conselho decidiu revogar a autorização de funcionamento.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais