Carivaldo Souza acredita no Campeonato do Nordeste

Presidente Carivaldo Souza
O presidente da Federação Sergipana de Futebol, José Carivaldo Souza, que também é presidente do Fórum Permanente do Futebol do Nordeste – FPFN -fala da possibilidade de retorno do Campeonato do Nordeste em 2008 e como estão os entendimentos para que este projeto seja colocado em prática.

Na entrevista, a Infonet Esporte, Carivaldo Souza, deixou bem claro que pretende realizar a competição se tiver o apoio da CBF do contrário o projeto seria inviável. Para ele, o Campeonato do Nordeste trará enormes benefícios para os clubes da região. 

 Infonet Esporte – Como Carivaldo está encarando a missão de dirigir o Fórum Permanente do Futebol do Nordeste (FPFN) e quando a entidade voltará a se reunir para definir a competição?

Carivaldo Souza – É uma dura missão, mas encaro com responsabilidade, seriedade e principalmente com o objetivo de junto com, os demais presidentes, de trazermos de volta o Campeonato do Nordeste. Estamos aguardando a resposta de Ricardo Teixeira (presidente da CBF), na mudança do calendário de 2008, para elaborarmos o Campeonato de Futebol do Nordeste.

Infonet Esporte – Carivaldo, o ressurgimento da Copa Nordeste está sendo vista como a salvação do nosso futebol regional. Afinal de contas, quais são os aspectos positivos e negativos para a implantação da Copa em 2008?

CS – Não é a salvação. Mas sem duvida alguma traz muitos benefícios para o futebol da região. E é uma atitude de independência, com relação ao futebol do sul e sudeste do país. Temos certeza que será uma competição rentável. Todos sabem que existe uma discriminação em relação aos clubes do Nordeste. Um exemplo: na Série A se um clube do Nordeste recebe R$ 3 milhões, a cota de um clube do Sul é de R$ 30 milhões. Isso é só um exemplo. Por isso que os clubes do Nordeste sobem em um ano e têm, dificuldade em se manter na Série A. e nós esperamos realmente valorizar o nosso futebol. Nós temos na região 50 milhões de habitante  o objetivo é fazer com que o futebol cresça, independente do sul do país.    

Infonet Esporte –  Você acredita que o futebol do Sergipe está preparado para participar da competição. E por que indicar os clubes através do Ranking ao invés de criar algum critério técnico local?

CS – O futebol sergipano está preparadíssimo. E todos os estados do Nordeste estão preparados. Nós não temos ranking.  A verdade é que o próximo campeonato vai reunir os clubes fundadores da extinta Liga do Nordeste.  Agora, a partir de 2009, os campeões e vice-campeões estaduais terão lugar assegurado na competição regional. Assim foram definidos esses critérios.  

Infonet Esporte –  Será uma competição totalmente nova, ou o Fórum Profissional de Futebol do Nordeste seguirá os mesmos moldes dos campeonatos de 2001 e 2002?

CS– Será uma competição completamente nova e administrada pelo Fórum, juntamente com as federações do Nordeste.

Infonet Esporte – Parte da imprensa nordestina defende que a Copa somente dará certo se seguir paralelamente aos campeonatos estaduais, alternado com essas competições. Este calendário entre maio e junho não interferiria na decisão positiva da CBF?

CS – Não. Os campeonatos estaduais nós não podemos de hipótese alguma fazer com que eles tenham os menos valores. Pois é a rivalidade e as características de cada estado que alimenta e dá o combustível para o sucesso das grandes torcidas. O Campeonato do Nordeste será disputado em pouco mais de um mês. Serão poucos dias suprimidos da Série B e isso não terá problemas. Esperamos  que Ricardo Teixeira atenda o nosso pleito.     

Infonet Esporte – Também se comenta muito que sem o aval da CBF a competição não sai do papel, porém, se fala que independente disso a Copa segue seu caminho porque é administrada pelas federações e não teria nada a ver com a Confederação, até onde isso é verdadeiro e até onde é mito?

CS – Não existe nada disso. Nós só disputaremos o Campeonato do Nordeste  com aval da CBF.

Infonet Esporte – A exclusão dos estados do Maranhão e Piauí vem gerando criticas o FPNF e muitos nordestinos defendem a inclusão dos dois estados, alegando que esse critério da distancia, não tem muito fundamento, como o senhor avalia isto?

CS– Olhe, na distribuição geográfica do futebol brasileiro constante na CBF, os estados do Piauí e do Maranhão pertencem à Região Norte. E nós estamos seguindo o que está escrito na CBF. A região Nordeste tem sete estados. Repito Piauí e Maranhão pertencem à região Norte.  

Infonet Esporte – O Fórum não poderia analisar a possibilidade de criar uma competição genuinamente nordestina incluindo estes estados, pelo menos encontrando uma fórmula para incluí-los?

CS – Por enquanto não. Nós não temos esse pensamento. Nós vamos disputar a competição, com os sete estados do Nordeste que constam na distribuição regional da CBF.

Infonet Esporte – Ainda com relação aos maranhenses e piauienses, alguns clubes dos dois estados afirmam que buscarão seus direitos na justiça, mesmo que sejam punidos pela CBF, como o senhor avalia essa decisão?

CS– Só vão disputar aqueles integrantes do Fórum do Nordeste. Foi o que as sete federações decidiram. A partir daí, cada um que procure os seus direito. Não vemos problema nenhum. 

Infonet Esporte – Outra divergência que vem ganhando espaço na mídia é a questão sobre a criação de uma segunda divisão da Copa Nordeste. Esta decisão seria imediata, ou somente quando a edição de 2008 terminasse?

 CS– nós estamos lutando para criar a competição então vamos disputar o Campeonato do Nordeste. Depois, com mais algum tempo a depender do sucesso, é que nós podemos pensar na criação de uma Segunda Divisão da Copa do Nordeste.

Infonet Esporte – Torcedores de clubes emergentes como Pirambu/SE, Coruripe/AL, Icasa/CE, etc. Começam a questionar a falta de oportunidade que terão na edição da Copa Nordeste de 2008. E acreditam que uma Série B já em 2008 seria uma forma de compensar injustiças promovidas pelo fórum, como o senhor avalia isto?

CS – A competição só alcançará sucesso, se tivermos patrocinadores. De imediato, a Copa do Nordeste não tem patrocinadores. No momento, nós não temos patrocinadores para uma Segunda Divisão do Campeonato do Nordeste. Então, vai ser inviável criar  esta Segunda Divisão. Isso nós pensaremos no futuro. Mas esses clubes emergentes terão acesso a competição à medida que forem conquistando os campeonatos estaduais ou sendo vice campeões.

Infonet Esporte – O que a imprensa, desportistas e torcedores podem esperar do Fórum Permanente do Futebol do Nordeste (FPFN) e de José Carivaldo quanto à necessidade de tornar a Copa Nordeste uma realidade?

CS– Todos juntos, formamos uma força considerável junto à CBF. Então, estamos prontos para defender o futebol nordestino. Mas nunca entramos em conflito com a CBF. Sempre fazendo as coisas com harmonia e em combinação com a entidade. É esse o nosso pensamento, sem abrir mão da luta pelos nossos direitos.

Infonet Esporte – Mais alguma coisa a acrescentar, em relação ao Campeonato de Futebol do Nordeste no seu segundo mandato à frente do FPFN.

CS – Estamos trabalhando, conversando com o presidente Ricardo Teixeira e temos certeza que o que pudermos conseguir, vamos conseguir principalmente aquilo que todo nordestino espera que é a realização da Copa do Nordeste.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais