Começam hoje os Jogos da Primavera

A maior competição esportiva estudantil de Sergipe vai ter início neste sábado, 11, a partir das 18h, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. São os XXIV Jogos da Primavera/Olimpíadas Escolares 2007, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Durante 10 dias, mais de 10 mil atletas de 251 escolas da rede estadual, municipal, federal e particular de ensino estarão competindo em 19 modalidades esportivas. A rede estadual de ensino vai à competição com 133 escolas, com seus atletas disputando em todas as modalidades.

Pela primeira vez estudantes de todas as Diretorias Regionais de Educação estarão competindo. “Esse fato demonstra o empenho do governo estadual em levar o esporte a todos os municípios sergipanos”, afirmou o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima.

Modalidades

Participarão do evento os atletas que passaram pela 1ª etapa dos jogos, ocorrida em junho. Vão competir os 1º e 2º colocados das modalidades coletivas de Basquetebol, Handebol, Futsal e Voleibol. Nesta segunda etapa, que começa amanhã, as modalidades são: Atletismo, Atletismo Adaptado, Capoeira, Capoeira Adaptada, Ciclismo, Ginástica Olímpica, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Natação Adaptada, Tênis de Mesa, Triatlon e Xadrez.

Jogos coletivos

A modalidade de Basquetebol estará participando com 28 equipes, nas categorias A e B masculino e feminino. São 13 escolas inscritas, sendo três públicas estaduais, uma federal, uma municipal e oito privadas. São 280 atletas disputando em 51 jogos. As competições começam a partir de 13 de agosto, nas quadras dos Colégios Arquidiocesano, Salesiano e Nossa Escola.

Handebol

Com 52 escolas inscritas, 25 da rede estadual, 13 particulares, e 14 municipais nas quatro categorias, tendo 92 equipes disputando. São 27 equipes “A” feminino; 18 “A” masculino; 26 “B” masculino e 21 “B” feminino. Envolvendo cerca de 920 atletas, os jogos de Handebol acontecerão nas quadras do Constâncio Vieira, John Kennedy, Geraldo Oliveira e Carlos Cruz. Serão 172 partidas.

Futebol de Salão

É a modalidade que mais trará escolas e atletas para os XXIV Jogos da Primavera. São 81 escolas, sendo 51 estaduais, 17 particulares, 12 municipais e uma federal.

Aproximadamente 1.110 atletas estarão envolvidos na competição disputando os primeiros lugares nas 28 equipes das quatro categorias. Os jogos transcorrerão em oito quadras, perfazendo um total de 232 rodadas.

Voleibol

Nesta modalidade estarão envolvidos 710 atletas que representarão 44 escolas, sendo 24 estaduais, quatro municipais, uma federal e 15 particulares. Competirão as categorias “A feminino – 19 equipes; B” feminino – 14; “A” masculino -18 equipes; e “B” masculino – 28. São 151 jogos que acontecerão nos ginásios dos Colégios Intelectus, Ideal, Amadeus e do Instituto Dom Fernando Gomes.

Inclusão

Mais de 20 estabelecimentos de ensino estarão enviando para as competições dos Jogos da Primavera, atletas que disputarão as modalidades adaptadas. São elas: Atletismo, Capoeira e Natação.

Serão 247 alunos em disputa, representando as 21 escolas. Da rede estadual são seis escolas, 11 de organizações não governamentais, três municipais e uma particular.

Na categoria masculina são 190 atletas e na feminina, 77. No Atletismo Adaptado, 185 escolas estarão participando das provas individuais e em equipes. São 130 meninos e 55 meninas. Já na Capoeira Adaptada, 33 estarão lutando: 23 garotos e 10 garotas. Na Natação Adaptada, estarão na piscina do Complexo Aquático Zé Peixe 49 alunos: 37 no masculino e 12 no feminino.

Informações

Para maiores informações sobre os Jogos da Primavera, os torcedores e atletas devem procurar a sede do Comitê Central Organizador Estadual, localizado à Avenida Tancredo Neves, s/nº. Os telefones para contato são (79) 3232- 2889 e (79) 3232-2856. O atendimento é das 7h às 22h.

 

 


 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais