Confiança derrota Flamengo por 1 a 0 no Batistão

Sheik procura opções: Confiança em cima (Fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet)

Alguns esperavam um massacre. Outros, a sofrida tentativa de um time local para evitar seu fim precoce em uma competição. Mas o que se viu no Batistão na noite da última quarta-feira, 16, foi a velhíssima história de Davi contra Golias. Pela Copa do Brasil, diante de um Flamengo apoiado pela torcida, pelo elenco milionário, pelo favoritismo e pela superioridade numérica, o Confiança jogou tudo o que não havia jogado ainda no ano e derrubou o gigante rubro-negro por 1 a 0 – gol de Éverton.

A vitória fez o time sergipano garantir a partida de volta com a vantagem do empate. Caso o Flamengo vença o segundo jogo por 1 a 0, o jogo irá para os pênaltis. E se o Confiança fizer um gol ou mais, o rubro-negro terá que abrir dois gols de diferença – ou será eliminado.

O jogo
As preliminares da partida foram de muitas homenagens. Antes da bola rolar, o Confiança prestou reconhecimento a alguns jogadores que participaram da única partida entre o Dragão e o Rubro-Negro na história: Flamengo 3 x 1 Confiança pelo Brasileiro de 1977. Nininho, Luis Carlos Bossanova, Fiscina, Joãozinho da Mangueira, Marcílio e Carioca foram os nomes lembrados. Na entrada para a partida, jogadores do Confiança exibiram em seus uniformes nomes de mulheres violentadas por homens – uma iniciativa que pode ser mais conhecida aqui.

Lucas Rocha evita o pior: pressão no primeiro tempo

Então a bola começou a rolar. E o Confiança foi pra cima no primeiro lance. Com a bola no pé, Everton mandou a redonda por cima do gol. Depois disso, o Flamengo respondeu com Juan, que cabeceou por cima das traves aos 3 minutos. Então veio um golpe duro no time proletário logo no começo. Aos 8, Elielton fez falta dura em Ederson e o juiz aplicou o vermelho direto para o jogador azulino – que, irritadíssimo, deu trabalho para sair de campo. Com um a menos, o Confiança teve que se virar.

Até porque, a partir daí, só deu rubro-negro. Aos 17, Ederson tocou na saída do goleiro Rafael Sandes e a bola saiu caprichosa pela esquerda. Aos 10, o mesmo Ederson chutou e obrigou Sandes a dar bela espalmada pra frente. No lance seguinte, Guerrero deu seu cartão de visita com uma cabeçada perigosa por cima do gol após cruzamento da direita. Aos 38, um dos lances mais perigosos da partida: após receber sozinho na área, Guerrero tocou na saída de Sandes. Quando a bola ia entrando, Lucas Rocha apareceu para afastar. E os insistentes impedimentos do Flamengo aliados à baixa criatividade rubro-negra pelo meio sacramentaram o 0 a 0.

Wallace acompanha: marcação cerrada

Na segunda etapa, a partida esfriou. O Flamengo ficou mais contido nas investidas, e o Confiança pareceu ter encontrado o tom da marcação. Só aos 12 o time carioca deu o primeiro susto, com um chute de Marcelo Cirino que saiu pela direita. Aos 33, Alan Patrick fez boa jogada na entrada da área e deixou Guerrero livre para abrir o placar, mas o chute bateu na barriga de Rafael Sandes.

E quando menos se esperava uma reação azulina, um contra-ataque definiu o jogo. Aos 34, Wallace Pernambucano disparou pela direita, ganhou da marcação e cruzou rasteiro. A bola passou por Rodinei e parou nos pés de Everton, que ajeitou e mandou a redonda com fúria para as redes, sem chance alguma pra Paulo Victor: Confiança 1 a 0.

A generosa torcida rubro-negra, superior à do Confiança, quedou pasma. E o Flamengo sentiu o gol – enquanto a cada lance os jogadores do Confiança já sabiam que jogavam a partida de suas vidas. E tome cai-cai, bola pra lateral, disparadas sem rumo. Quando o juiz deu seis minutos de acréscimo, parecia que o Flamengo havia ganho sobrevida. No último lance, Felipe Vizeu cabeceou com perigo por cima do gol. Mas aí veio o apito final – e o placar entrava para a história do futebol brasileiro.

Festa generalizada no gol: Confiança 1 a 0

FICHA TÉCNICA
CONFIANÇA 1 x 0 FLAMENGO
Gol: Éverton (34’ 2t)

CONFIANÇA
Rafael Sandes, Caique, Valdo, Eron, Flavio (Raulino), Lucas Rocha (Wallace SE), Éverton, Ney Maruim, Leandro Kível, Wallace PE (Carlinhos), Elielton

FLAMENGO
Paulo Victor, Rodinei, Wallace, Juan, Willian Arão, Jorge, Marcelo Cirino (Felipe Vizeu), Cuellar (Gabriel), Guerrero, Ederson (Alan Patrick), Emerson Sheik

Cartão amarelo: Rafael Sandes
Cartão vermelho: Elielton
Público pagante: 13.062
Público total: 15.580
Renda: R$ 1.028.399,34

Por Igor Matheus

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais