O argentino Sergio Roitman foi o grande campeão da etapa Aracaju da Copa Petrobrás, mas quem saiu ganhando mesmo foi a cidade. Foram U$75 mil em premiação, vários empregos diretos e indiretos gerados, muitos atletas trocando experiência e uma massa de pessoas tendo contato com um esporte que diziam ‘elitizado’. O torneio acabou no sábado, mas as marcas ficam em todos os que estiveram presentes na festa da raquete e da bolinha.
“É surpreendente toda a estrutura de tênis que existe aqui” falou Antônio Torellos, diretor geral do torneio. “Aracaju tem o charme todo especial de uma cidade do Nordeste. Todas essas quadras que existem aqui são impressionantes. É uma estrutura muito grande para uma cidade como Aracaju. Nós estamos com a elite do tênis brasileiro aqui”, comentou Torellos.
Foram 22 competidores na chave principal, tendo nomes como Flávio Saretta (BRA), Nicolas Lapentti (ECU), Boris Pashanski (SRV) e Ricardo Mello (BRA). Entre os sergipanos competindo estava Cesare Casalli, de apenas 15 anos. Cesare entrou pro qualify e enfrentou o francês Arnauld Di Pasquale, de 27 anos e ex-39º do mundo, que aplicou um duplo 6/0. O campeão Sergio Roitman, de branco à esquerda, e o tenista espanhol Fernando VIcente
“O torneio teve um nível forte esse ano, os atletas bem preparados. A gente fica com mais vontade de se dedicar pra tentar se dar bem nesse torneio. É bom, por que a gente pega experiência. Os caras jogam muito!” falou Cesare, que pratica o esporte há 5 anos e compete pela segunda vez no torneio.
“Os meninos daqui estão indo muito bem. O Cesare e o Vitor Maynard estão numa ótima performance. Nós tentamos sempre prestigiar os atletas daqui”, comentou Torellos, ressaltando a experiência que os atletas adquirem.
Lamine Ouahab, atleta da Argélia, comentou que gostou muiot das pessoas de Aracaju. “Todo mundo aqui é muito amigável. Eu ainda não vi muito a cidade, mas pretendo sair amanhã a noite. O evento é muito bem organizado, e todo mundo está se mostrando interessado aqui”, comentou o argelino que é o 169 no ranking da ATP.
E não só os atletas que estão nas quadras crescem com o torneio. Jéssica Barbosa, de 13 anos pratica tênis a dois, comenta que vai ao torneio para aprender com os atletas. “Eu gosto muito de observar os saques, e o modo de jogar. A gente analisa os movimentos para aprender com eles” falou a jovem enquanto olhava atenta as sacadas do campeão Sergio Roitman, durante a semifinal em que derrotou o espanhol Fernando Vicente.
A platéia sergipana ainda está se acostumando com o novo estilo de torcer. Silenciosamente, sem gritos, nem ‘ôlas’, só com aplausos e palavras de incentivo. “Vai Pashanski”, gritavam alguns torcedores perto do sérvio durante a segunda semifinal do sábado. “A copa Petrobrás é muito interessante, por que já rodou a América do Sul. Eu vim por curiosidade”, comentou Fernanda Andrade, ao lado da amiga Juliana Maia.
Oldegarde Gomes, funcionário da Petrobrás, desembarcou em Aracaju na sexta-feira, 2, e logo foi acompanhar as partidas com o filho. “Eu acho muito interessante o evento, e trouxe meu filho, apesar dele não ter dado para o tênis”, comentou rindo. “É massinha, mas é entediante”, completou o filho João Paulo Gomes.
“O público daqui talvez ainda não esteja muito acostumado com o tênis internacional. Andam no meio do ponto, e tem coisas que a gente não tem como segurar. Mas aos poucos vão se educando pra isso”, comentou o diretor geral do torneio. Antônio Torellos, diretor geral do torneio
Daqui o torneio segue para a Argentina, e os jogos começam hoje em Buenos Aires. Três brasileiros irão competir, os paulistas Flávio Saretta e Ricardo Mello e o gaúcho André Ghem, onde tentarão ter mais sorte. Os brasileiros foram eliminados nas quartas de final em Aracaju. Contudo a cidade se despede da Copa Petrobrás com um grande sorriso e muitas esperanças de que no ano que vem o ‘circo’ do tênis volte a brilhar na Orla de Atalaia.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B