|
Danylo Antônio (fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet) |
No início deste mês, o cenário sergipano de tênis de mesa conheceu um novo campeão estadual: o aracajuano Danylo Antônio Andrade Santos, vencedor por antecipação depois de faturar a Copa Tobias Barreto e atingir pontuação geral insuperável. Com o resultado, o mesatenista de 18 anos comemora um 2013 repleto de realizações e passa a mirar o topo do cenário nacional.
Além do título estadual, Danylo venceu em 2013 a Copa do Brasil em Maceió na categoria rating E, um torneio interestadual em Recife, foi vice-campeão de outra etapa interestadual em Maceió e alcançou as quartas-de-final em uma etapa do Campeonato Brasileiro disputada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul – um dos melhores resultados entre atletas sergipanos em competições nacionais de tênis de mesa. Os resultados o elevaram à sexta colocação no ranking nacional da categoria juvenil – suficiente para uma convocação para a seleção brasileira. Entretanto, um detalhe impedirá o feito.
|
Atleta é o sexto do ranking nacional categoria juvenil |
“Tenho pontuação para ser chamado, mas como tenho 18 anos e estou no meu último ano de categoria juvenil, eles geralmente não convocam. Ano que vem estreio na categoria juventude”, revela. Apesar disso, o sergipano já estabeleceu uma meta para 2014. “Quero ficar entre os cinco melhores do Brasil na nova categoria”, disse.
Estadual
Já no caminho rumo ao título estadual, Danylo venceu três das sete etapas do Campeonato Sergipano e garantiu o pódio nas demais quatro, com um vice-campeonato e três terceiras colocações. E de acordo com ele, a conquista deste ano ganha valor não apenas por ser inédita, mas por ter ocorrido em uma temporada mais competitiva. “Ano passado fiquei em terceiro, mas mesmo assim acho que o nível técnico dos atletas deste ano foi bem superior ao da última temporada”.
|
Mesatenista venceu três das sete etapas do estadual deste ano |
Para ser campeão, portanto, Danylo teve de melhorar mais que os adversários – e foi o que fez. “Treinei mais que o ano passado, viajei mais, peguei mais experiência e contei com mais apoio. Por isso os resultados acabaram sendo melhores”, disse. O título antecipado não fez Danylo esquecer, entretanto, que o campeonato ainda não acabou oficialmente. No próximo dia 15, no ginásio do Colégio Coesi, acontece a oitava e última etapa do estadual. “Vou dar o meu máximo do mesmo jeito e provar que mereço o título. Sei bem que todos irão bem estimulados para bater o campeão”, diz entre risos.
Bolsista
Praticante de tênis de mesa desde 2004, Danylo começou na modalidade entre uma brincadeira e outra nos recreios da escola – até levar o esporte tão a sério que chegou a obter, junto com os títulos, bolsas de estudos pelas duas escolas pelas quais passou. “Da sétima série ao terceiro ano, estudei em duas escolas como bolsista graças ao tênis de mesa. O esporte foi fundamental para minha educação”, disse. Desde que iniciou sua trajetória em competições, o jovem mesatenista foi pentacampeão dos Jogos da Primavera, tetracampeão dos jogos escolares da TV Sergipe e quinto lugar nas Olimpíadas Escolares.
Por Igor Matheus