|
Breno e Brendo Morais (fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet) |
Eles são os nomes mais frequentes nos pódios da nova geração do ciclismo sergipano. Já faturaram inúmeras provas dentro e fora do estado. Treinam juntos. E como se não bastasse tanta proximidade, são irmãos. Com pouco mais de dois anos desde que surgiram no cenário esportivo local, Breno e Brendo Morais estão se firmando como os novos papa-títulos do pedal com uma história baseada em um fator fundamental: a família, principal influência da dupla.
Aos 16 anos, Breno já traz no currículo títulos de campeão nos Jogos Escolares da Paraíba em 2011, da Volta Futuro de 2012, já faturou três copas Norte/ Nordeste e, só este ano, foi terceiro colocado na Volta Futuro, campeão da Volta Internacional de Roraima e é o atual líder da categoria elite do campeonato sergipano. Já Brendo foi terceiro no campeonato brasileiro, 3º nas olimpíadas escolares de Natal e terceiro colocado por duas vezes na Copa Nordeste em categorias superiores à sua. Nos Jogos da Primavera categoria A deste ano, o pequeno atleta não deu chance para ninguém e venceu nas três categorias que participou: contrarrelógio, estrada e por pontos.
|
Breno Morais |
Antes de tantos títulos, Breno e Brendo não passavam de dois moleques de Aracaju que viam os pais pedalarem para cima e para baixo – e morriam de vontade de fazer o mesmo. “Eles enlouqueciam quando nos viam em cima de uma bicicleta”, conta a mãe Sandra Morais. Quando finalmente a família inteira passou a pedalar, eram três bicicletas para cinco ciclistas. Nas competições, isso significava enganar a matemática: um tinha de esperar a prova do outro para “liberar a magrela”. “Eu tinha de falar para os organizadores segurarem um pouco a prova porque a bicicleta estava com outro. Hoje cada um tem a sua, mas já sofremos muito com isso”, relembra Sandra.
Hoje no caminho certo da alta performance, Breno e Brendo pensam alto. Ajudado pelo Bolsa-Atleta, Breno quer provas ainda mais exigentes para rodar sua Pinarello de fibra de carbono, conseguida com apoio do ciclista paranaense Luciano Pagliarini. “Quero entrar na seleção brasileira e participar de mais competições internacionais”. Por ora, o atleta pega pesado nos treinos com o técnico Wagner Faccion de olho nas Olimpíadas Escolares que serão realizadas em Novembro. A rotina de treinos dos ciclistas é de quatro dias por semana quando não há competição e seis nas vésperas de uma, e é acrescida de generosas pedaladas com a família de Aracaju até Pirambu, Itabaiana ou Divina Pastora.
|
||
Brendo Morais
|
Já Brendo, que teve um 2013 arrasador, só terá competições a partir do próximo ano. E de acordo com ele, não há segredo sobre seu grande desempenho nos últimos torneios. “É treino e dedicação, só isso”. Entretanto, o jovem ciclista sabe exatamente quando começou a melhorar sua performance. “Foi quando comecei a treinar com Breno”.
Por Igor Matheus