Longboarder fala de sua paixão pelo esporte

Rafael França é um longboarder de destaque em Sergipe. Aos 29 anos, o atleta está ralando para conseguir patrocínio e representar o menor estado do país nas competições regionais e nacionais. Em entrevista concedida ao site Dropagora, ele falou do prazer pelo esporte e das dificuldades em se manter nele. Confira abaixo.

DropAgora – Como você se envolveu com o surf?
Rafael França – Surfo desde 9 anos de idade. Comecei a surfar de bodyboard com as minhas irmã, ao ficar em pé no body, percebi que poderia desenvolver o surf de pranchinha. No longboard estou há 3 anos, categoria que mais me deu alegrias com títulos e grandes vitórias. Hoje ainda surfo de pranchinha, mas a minha grande paixão é o longboard 
  
DA – O que você lembra dessa época?
Rafael – Da época que comecei a surfar lembro que Aracaju dava altas ondas!! Kkkkkkkkk. O mais legal eram as amizades. Saíamos todos de bike de manhã cedinho e ficávamos o dia todo na praia. Comíamos biscoito e tubaína o dia todo!! As amizades eram verdadeiras, o surf aproximava. Hoje em dia não vejo mais isso.

DA – Como foi que você começou a surfar de Long?
Rafael – Os meus companheiros de surf já surfavam de longboard e eu sempre naquela vontade de experimentar. Comecei a surfar de vez em quando com o longboard de Michel MSG e fui gostando. Comprei um long e comecei a treinar, não larguei mais.

DA – Quais seus principais resultados?
Rafael –
Todos os meus resultados foram de grande valia para mim, inclusive as derrotas de cara. Aprendi muito com isso. Em relação a títulos, os mais importantes nessa minha ainda curta carreira no esporte, foram os de campeão Baiano na categoria Pro e na categoria Master em 2007. Em 2008 obtive um bom resultado na categoria Adulto no Pernambuco Longboard Legends, ficando em segundo lugar e me consagrando o melhor sergipano na competição. Esse ano participei pela primeira vez do Petrobrás Longboard Classic na categoria Profissional. Obtive um 17º lugar passando ainda duas fases. Fiquei muito feliz, pois consegui superar alguns ótimos atletas e mostrei pra mim mesmo que sou capaz obter um ótimo resultado a nível nacional.

DA – Quais seus patrocinadores ou incentivadores?
Rafael – Quando a gente não tem patrocínio, a gente fala que tem “paitrocínio”, nem isso eu tenho. Todas as vezes que viajei foi com minha grana, tudo do meu bolso. Infelizmente somos marginalizados como atletas do surf.

DA – Qual a manobra que você acha mais radical, e a que mais gosta?
Rafael Gosto de realizar batidas e Cut backs com a base trocada, mas a manobra que, no meu ponto de vista, é o ápice do longboard é o Hang Ten. Para realizar esta manobra é preciso colocar os dois pés no bico e andar na onda. É uma sensação incrível!! Estou treninando muito esta manobra para colocar no meu repertório nos campeonatos. 

DA – O que você acha da federação de long aqui em Sergipe?
Rafael – Federação de longboard não existe. Um clube foi fundado por mim em 2007, mas não deu certo. A FSS de surf esta tentando fazer um trabalho no longboard, mas como são poucos os competidores não estamos conseguindo boas premiações. Espero que a coisa ande!!

DA – Na sua opinião, o que deve ser feito pra estimular o long em Sergipe?
Rafael –
 Estamos com um grande problema com renovação no esporte, tanto na pranchinha quanto no longboard. No longboard, penso que para surgir novos atletas vai demorar ou então nem surgir. Quanto menos apoio aos atletas que se destacam hoje, menos é o reconhecimento do esporte e menos o interesse por aprendê-lo. Os sergipanos longboarders são muito bons, mas muita gente nem sabe os nossos resultados e o que fazemos pelo esporte.

DA – O que falta pra o surf sergipano despontar no cenário nacional?
Rafael – O ideal mesmo era olhar na cara de cada um competidor e dizer qual o seu problema. Todos nossos bons atletas têm algum problema. Um bom técnico ajudaria e muito para obtenção de bons resultados. A FSS está fazendo seu trabalho realizando bons eventos e motivando-os, cabe aos atletas abrir os olhos e cair na real. É isso mesmo que eu quero pra mim? E correr atrás como um profissional.

Dropagora

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais