Rally dos Sertões deixa Aracaju e parte para última etapa

Carros enfileirados na Orla de Atalaia
A caravana do Rally dos Sertões começou a deixar Aracaju às 9h da manhã de hoje, 17, rumo à Salvador para cumprir a última etapa da edição 2007. A etapa não promete grandes mudanças na classificação, já que é considerada curta, com extensão de 77km. Dos quatro sergipanos que largaram, somente Alexandre Dalbosco não cumpre a etapa Aracaju-Salvador por problemas técnicos na sua moto.

A organização do evento havia planejado o início do percurso com 26km à beira da praia, mas o trecho foi cortado ontem. O mau tempo e a ressaca do mar não oferecem condições para que os carros passem pelo local. Com o percurso diminuído as chances de classificação só muda caso haja algum acidente ou quebra de veículo.

Na categoria ‘Carro’ quem lidera a competição é a dupla Maurício Neves e Clécio Maestrelli, de Curitiba. Eles estão 25 minutos à frente dos segundos colocados, Reinaldo Varela e Marcos Macedo.

Zé Hélio, líder da categoria “Moto”
Nos caminhões a liderança está com Edú Piano (Eduardo Domingues), Solon Mendes Da Fonseca Junior e Davi José Oliveria Fonseca. Na categoria ‘Moto’ a liderança está com Zé Hélio, com 18 minutos à frente do francês Cyril Despres.

“Essa última etapa não traz grandes mudanças”, fala Zé Hélio. “A parte mais difícil já passou, que foram as longas etapas do deserto do Jalapão, que exigem um bom preparo físico. Nós temos que manter a concentração agora e fazer uma boa navegação, que é o que vai ser mais cobrado nessa etapa”, pondera o líder geral da categoria ‘Moto’.

Carlo Collet, segundo colocado na categoria ‘Quadriciclo’, diz que o pior já passou. “A etapa do Jalapão foi muito difícil mesmo, porque ficamos dois dias sem o auxílio mecânico. Você tem quem tomar mais cuidado nessas horas”, fala Collet.

Percurso do Rally dos Sertões

Clique na imagem para deltahar o roteiro do Rally dos Sertões 2007

Difícil caminho

Sônia Terabe, chefe da equipe Bike Box
A principal reclamação das equipes de apoio aos pilotos é a má condição das rodovias interestaduais no percurso. “As estradas estão muito esburacadas, e nós temos que tomar muito cuidado porque levamos uma grande quantidade de equipamentos”, comentou André Falcone, membro de apoio da equipe ‘Leo Racing’.

Apesar dos quase dez dias na competição o cansaço não deixa abater as equipes. “É muito cansativo, principalmente porque nós do apoio temos que montar e desmontar uma grande estrutura todos os dias. Mas é muito gratificante estar entre os melhores”, disse Thiago Barros, também da ‘Leo Racing’.

Para Sônia Terabe, chefe da equipe ‘Bike Box’, a principal dificuldade da edição 2007 do Rally dos Sertões foram os trechos muito longos. “Isso influencia na logística toda, porque grandes trechos

Em Aracaju, a concentração do Rally dos Sertões foi na praça de eventos da Orla de Atalaia
acabam gerando atrasos na equipe. Os atrasos fazem com que os mecânicos e os membros de apoio tenham que trabalhar até mais tarde, e muitas vezes não dormir”, diz a paulista, que participa de rallys há 18 anos.

A ‘Bike Box’ competiu com oito pilotos, 18 membros de apoio, três carros, um ônibus, uma carreta e cinco caminhões. Durante a competição houve duas baixas na equipe. Um dos pilotos de moto caiu e fraturou um braço, e outro quebrou a clavícula. “Numa competição como essas isso não é anormal”, revela Sônia.

Equipes satisfeitas

“O Rally dos Sertões é meio místico. Quando a gente começa se pergunta: O que é que eu to fazendo aqui? Mas quando a gente termina fica com aquela vontade de querer voltar sempre”, diz Marco Mello, o Marcão, da equipe FazTrilha, a única a trazer uma mulher competindo como navegadora.  Liliane Santos, Ricardo Rasc e Josué Paniouf estão em 4º lugar na categoria ‘Caminhão’. 

O Rally Internacional dos Sertões é a maior prova off road da América Latina e a terceira maior do mundo. Foram 10 dias de disputas acirradas por vários tipos de terreno entre mais de 200 veículos inscritos em todas as categorias. Os gastos com manutenção das equipes são de no mínimo R$100 mil.

Confira a galeria de fotos de passagem do Rally dos Sertões em Aracaju

Por Ben-Hur Correia e Carla Sousa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais