Rebelo diz que país tem “dever” de promover grande Copa

Aldo Rebelo discorreu sobre a Copa durante seminário (foto: Igor Matheus/ Portal Infonet)

Durante o Seminário Nacional de Políticas Públicas de Esporte, realizado nesta sexta-feira, 13, em Aracaju, o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, aproveitou para comentar sobre os preparativos finais do Brasil na organização da Copa do Mundo de 2014. De acordo com ele, o país precisa fazer valer sua representatividade no mundo da bola e sediar o evento com excelência.

“O Brasil tem o dever de promover uma grande Copa do Mundo. Porque é um país onde o futebol é esporte nacional, é um país onde clubes são instituições centenárias e são, até, referência geográfica. Muito antes de aprender onde ficam os estados, os meninos sabem de onde veem os clubes”, disse. Rebelo também destacou alguns números relacionados à organização do Mundial.

“Até agora, temos 18 mil jornalistas do mundo inteiro credenciados, além de 20 mil não credenciados. E além de ser uma grande festa, a Copa do Mundo promove melhorias para a economia: serão mais de 3,5 milhões de empregos e um crescimento estimado do Produto Interno Bruto de 0,4% até 2019. Só a cadeia francesa de hotéis no Brasil investirá no país R$ 2,5 bilhões graças à Copa”.

O Ministro também falou sobre a importância das arenas multiuso, a nova modalidade de estádios que a FIFA impôs como padrão para a Copa. “Não são mais simples estádios, mas espaços com restaurantes, banco, auditórios, academia e locais aptos a receber shows, congressos e feiras. Para se ter uma ideia do retorno, o Morumbi, que é feito nesses moldes, rende R$ 50 milhões por ano ao São Paulo. E só o estádio do Palmeiras, que não será para a Copa, deve receber 6 milhões de pessoas por ano”.

Itaquerão

Rebelo comentou ainda sobre o acidente que matou dois funcionários da construção civil no estádio Itaquerão, em São Paulo – fato que abalou os últimos preparativos para a Copa. “Não é possível repor vidas humanas. As empresas envolvidas redobraram a segurança, mas mesmo assim não foi possível evitar acidentes. Conversei com a ministra de esportes da França e ela disse que a mesma coisa acontecia por lá durante a organização da copa de 98. Já a FIFA sabe que foi um acidente, e não fez maiores cobranças”. O Itaquerão está previsto para ser entregue na primeira quinzena de abril de 2014, e receberá um evento-teste na semana seguinte.

Por Igor Matheus

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais