|
(fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet) |
Quando eles viajam, uma coisa está garantida na volta: bagagem mais pesada – e não é de compras. Na semana passada, uma delegação de 14 atletas sergipanos de jiu-jitsu, todos da equipe Nova União, representou o estado no Campeonato Pan-americano 2013, em São Paulo, e voltou ao estado com nada menos que dez medalhas: quatro de ouro, três de prata e três de bronze.
Os resultados foram obtidos em todas as faixas de graduação da arte suave. Na faixa preta, Ivan Lima faturou a prata no master pluma, Gustavo Nunes o bronze na mesma categoria, Marcelo Santos a prata no master peso médio e Chicão Peixoto o ouro na sênior super-pesado. Na marrom, dois ouros: Alisson Nunes na categoria adulto peso pena e Jéfferson Santos na adulto pesadíssimo.
Já na faixa roxa, a única mulher da delegação, Déborah Costa, conseguiu obter a prata no adulto pluma. Entre os “blue belts”, Victor Marques pegou a medalha de bronze. E nem mesmo os iniciantes faixas brancas deixaram barato: Raphael dos Santos, com o ouro na máster pluma, e Ângelo Antônio Lima, com a prata na juvenil meio pesado, provaram que têm grande potencial no esporte.
|
Ivan Lima |
Alto nível
Mestre consagrado da Nova União em Aracaju, o faixa-preta Ivan Lima também destacou o desempenho dos representantes sergipanos. “O próprio André Marola, um dos líderes nacionais da Nova União, conversou comigo e elogiou o nível técnico dos nossos atletas. Os resultados refletem o excelente trabalho que estamos fazendo, que vem colocando nossos lutadores em condições de disputar campeonatos em qualquer lugar”, disse.
Como competidor, Ivan Lima era o atual campeão do Pan na sua categoria e foi a São Paulo com a missão de defender o título. Mas um imprevisto acabou por minar seu desempenho na grande final contra Jeysen Santiago. “Ganhei as duas primeiras lutas por pontos, mas na terceira senti uma lesão no joelho e não consegui superar meu adversário”. Mesmo assim, Ivan manteve o positivo retrospecto dos últimos anos: em suas três últimas participações no torneio, foram três pódios. A partir de agora, o mestre de Nova União se prepara para novos desafios. “Vou defender meu título Sul-americano em Florianópolis e já estou com tudo pronto para disputar o Campeonato Europeu, que será em fevereiro de 2014 em Portugal”. Essa será a primeira competição do faixa-preta na Europa.
|
Alisson Nunes |
Campeão da faixa marrom na categoria adulto pena, Alisson Nunes venceu três lutas por pontos e protagonizou, na grande final contra Johnatha Silveira, uma das melhores disputas da competição. “Foi uma luta muito dura. Ele conseguiu me pegar numa chave de pé, mas eu aguentei firme, me desvencilhei a 30 segundos do fim e como estava sete pontos à frente dele, segurei até o final”. Depois de obter sua primeira medalha em três participações no Pan, Alisson já projeta voos ainda mais altos. “Agora vou focar no europeu e nas seletivas de Abu Dhabi, torneio que é o objetivo máximo de todo lutador de jiu-jitsu”, planeja.
Depois de ser bicampeã Pan-americana em 2008 e 2009, Déborah Costa voltou com tudo a São Paulo este ano para tentar o tricampeonato. Mas uma nada conveniente lesão na perna e o oportunismo da adversária Thamires Aquino adiaram o projeto, que terminou na medalha de prata. “Senti a perna, não consegui encaixar algumas posições e, quando menos esperei, ela catou o meu braço”, disse.
|
Déborah Costa |
Com vasto histórico em competições, Déborah considera a derrota mais um aprendizado e avalia bem sua participação no Pan. “Particularmente, não gosto de perder. Mas essa derrota serviu para perceber que o nível só tem aumentado, e que tem que treinar muito pra acompanhar. Agora é focar nos próximos para poder fazer a revanche e pegar o ouro”, disse. O próximo desafio da atleta da Nova União, agora, é o campeonato europeu. “Se tiver patrocínio, porque para São Paulo já foi difícil”.
Acompanhe abaixo o quadro de medalhas detalhado:
Ouro
Francisco Peixoto (faixa preta)
Alisson Nunes (faixa marrom)
Jéferson Júnior (faixa marrom)
Raphael dos Santos (faixa branca)
Prata
Ivan Lima (faixa preta)
Marcelo Santos (faixa preta)
Déborah Costa (faixa roxa)
Ângelo Antônio (faixa branca)
Bronze
Gustavo Nunes (faixa preta)
Victor Marques (faixa azul)
Por Igor Matheus