A Copa Nordeste de Futebol toma cada vez mais corpo. Depois da reunião dos Clubes do Nordeste, aguarda-se apenas o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que sejam definidos detalhes como dia de início, dinâmica da competição, entre outros. Mas o presidente da Federação Sergipana de Futebol, Carivaldo Souza, avisa que o retorno da competição, extinta em 2003, está garantido. Torcedores acreditam que times sergipanos precisam de preparo
Segundo ele, a possibilidade de o campeonato ser realizado em 2011 por conta da Copa Mundial de Futebol, foi completamente refutada. Prevê-se para maio o início dos jogos, mas uma data ainda não foi decidida. Depois do consenso com a CBF, que deve sair após uma reunião realizada ainda esta semana, com a participação dos dirigentes do Sergipe e do Confiança, um novo encontro para acertar tais detalhes deve ser realizado em Aracaju.
“
O que sabemos é que vão participar três times da Bahia, três de Pernambuco, e dois de cada lugar do restante do nordeste”, adianta Carivaldo. Ele acrescenta, inclusive, que o patrocínio para a Copa já foi acertado, o que é visto como um grande motivador para os times. “É a melhor copa de todas as regiões, um verdadeiro espetáculo. Além disso, com ela há novas contratações, novos investimentos nas equipes”, comemora. Edson diz que competição pode levar a uma avaliação do futebol sergipano
Torcedores
Entre os fanáticos pelo futebol sergipano, a apreensão é grande. Alguns torcedores alertam para a situação dos times, que podem não estar preparados para o campeonato. “Falta uma série de coisas para tornar o futebol sergipano competitivo”, afirma o aposentado Edson de Souza, que torce pelo time colorado. “Não há estrutura profissional, falta dinheiro, profissionais”, enumera.
Manoel diz que times locais terão mais visibilidade
Ele, no entanto, enxerga os benefícios que a Copa Nordeste pode trazer para o esporte no Estado. “A competição é uma iniciativa muito boa porque traz renda, há um intercâmbio com outras equipes e é possível até que se faça uma avaliação do futebol sergipano, que hoje é o pior do país”, diz o torcedor.
O também colorado Manoel Messias vê o evento de forma mais animadora. “É a melhor oportunidade que temos para que o esporte sergipano apareça na mídia, pois estamos muito escondidos. O fim da competição prejudicou muito os times menores do nordeste”, conta. Segundo o aposentado, é necessário que haja uma preocupação com a preparação da equipe. “O time, hoje, não tem condições de participar bem”, enfatiza.
O azulino Demir arrisca-se a apontar as melhorias para o Confiança
Para os azulinos, as perspectivas são as mesmas. Mas para Genivaldo dos Santos todo mundo sai ganhando com a realização de um campeonato desse porte. “É mais um incentivo ao futebol sergipano. É bom para os torcedores e para os times. Dá para se animar”, diz ele. Isto porque, segundo o torcedor, os times não precisam mais desfazer suas equipes ao fim das competições locais. “Quando acaba o campeonato fica todo mundo sem saber o que fazer”, ressalta.
O porteiro Demir Passos, também torcedor do Confiança, arrisca-se a detalhar as melhorias para que o time se saia bem na Copa Nordeste. “Precisam contratar mais dois zagueiros. O ataque está bom, mas a defesa está meio preocupante”, explica. Ainda assim, ele vê os jogos com animação. “Vai ser muito bom para o futebol profissional sergipano”, acrescenta.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B