![]() |
(foto: divulgação) |
Na manhã deste domingo, 13, Aracaju recebe a primeira etapa do 1º Campeonato Brasil Nordeste de Wheeling Profissional , competição que reunirá amadores e profissionais de manobras em motocicletas. Previsto para se iniciar às 10h no estacionamento da Praia dos Artistas, na Orla da Atalaia, o torneio terá a participação de 35 atletas de Sergipe, Bahia, Pernambuco e Fortaleza.
Aracaju será a sede da primeira de três etapas. A segunda acontecerá em Feira de Santana, na Bahia, e a terceira ainda terá localização confirmada. Neste domingo, a competição será divida em quatro categorias: Amador, Street, Trail e Pró-Motor. De acordo com Júlio César Monteiro, presidente da Federação Nordestina de Wheeling – sediada em Aracaju –, a modalidade Pró-Motor é o grande ponto forte dos representantes sergipanos. “O estado está se destacando muito nessa categoria em particular. E este será o primeiro torneio de Wheeling da Federação Nordestina a incluir esta modalidade”.
Com Confederação Brasileira reconhecida pelo Ministério dos Esportes há dois anos, o Wheeling integra manobras sofisticadas e arriscadas como “Zerinho Travado”, “Cadeirinha” e “Pódio”, esta última uma das mais desafiadoras da modalidade. “Nesta posição, o piloto fica com os dois pés no guidão. É uma manobra difícil que vem se destacando como sensação entre os competidores”, diz César. Os principais representantes sergipanos da modalidade são Flávio José, o Dentinho – que compete na categoria Trail – e Cássio Sampaio – atleta da Pró-Motor.