Política: A arte do diabo

Como dizem os mais experientes, a "política é a arte do diabo". Observem caros leitores que provavelmente amanhã os sergipanos terão a confirmação de uma aliança que ninguém, ou quase ninguém, poderia acreditar como possível ou provável. Noutras palavras, poderemos ter o enlace entre Almeida Lima e os partidos que estão sob a batuta dos irmãos Amorim.

Mesmo não sendo o candidato a vice na chapa (deve indicar o ex-vereador pelo PP, hoje PR, Gilson Vasconcelos), o deputado e presidente estadual do PP, Venâncio Fonseca, participará da aliança.O difícil vai ser a população entender como o principal defensor do ex-governador João Alves Filho na Assembleia Legislativa, ou seja, Venâncio Fonseca, virou-lhe as costas num momento tão decisivo como esse para apoiar o seu verdugo, de momento, bem verdade, que tantas críticas oportunísticas e convenientes lhe faz ultimamente.

O tom que Almeida Lima está mostrando que será o norte da sua campanha é “bater” nos grupos de Déda e João Alves Filho. Quer tentar passar a imagem de “uma nova ordem”, quando ele mesmo tem um histórico de desordem política sempre tirando proveito de uma situação para conquistar um mandato. Começou com o apoio de Jackson para chegar a AL e a Prefeitura, depois a participação decisiva de João para ser Senador da República e mais recentemente, em 2010, foi eleito deputado federal graças a coligação comandada por Déda, Jackson, Valadares e Cia. Ou seja, uma “nova ordem”, jamais passaria pelo incoerente Almeida Lima.

Já pensou no palanque Almeida Lima descendo o “sarrafo” no ex-governador João Alves com Venâncio Fonseca ao lado? Será uma situação constrangedora, até porque quem conhece Venâncio sabe que ele tem uma posição critica coerente e perspicaz, mas jamais foi envolvido numa situação desta maneira.

E mais: como a população vai entender uma aliança forjada pela rejeição do DEM ao grupo comandado pelo PSC, que tinha como propósitos fechar um acordo para 2014. Se há aceitação do DEM às imposições dos peixinhos, há afagos; senão, há rejeição e perfídia. São os peixinhos nadando ao sabor da maré. Ou, numa lição mais poética dessa quadra política  vivenciada hoje: "a mão que te afaga, é a mesma que te apedreja". É Augusto dos Anjos mais atual do que nunca.

Almeida tem brilho próprio, diz George
O radialista George Magalhães, da Mega FM, ao analisar o possível apoio do grupo dos irmãos Amorim ao candidato Almeida Lima em Aracaju, lembrou ontem, 28, ele tem brilho próprio e não gosta de sombra, dando como exemplo a gestão dele na Prefeitura que culminou com o rompimento com Jackson Barreto e o lançamento da candidatura de Garibaldi. Ao ser entrevistado por George, Almeida Lima confirmou que não aceita manipulação. E nem descer do salto Luis XV.

De novo Vera Lúcia
E como  o blog antecipou o advogado Henri Clay optou por atender um pedido da familia e não será candidato a prefeito.  Com isso a Frente de Esquerda, formada pelos partidos PSTU, PSOL e PSC, lançou a candidatura de Vera Lúcia a prefeita. Com todo respeito o discurso de Vera Lúcia não empolga mais nem mesmo os velhos militantes do bloco quanto mais o eleitorado.

Conceição será a vice de Valadares Filho
Em reunião no Sindicato dos Bancários, o Partido dos Trabalhadores, sob a coordenação do deputado federal Rogério Carvalho, indicou o nome da deputada estadual Conceição Vieira para a vaga de candidata a vice-prefeito na chapa do PSB, a ser homologado na convenção do PT também no próximo sábado.

Serviço prestado
O pré-candidato à prefeito, Valadares Filho disse que está muito animado com a escolha feita pelo Partido dos Trabalhadores. “Além de ser uma grande amiga, é um excelente nome para caminhar ao meu lado nas ruas de Aracaju. Vamos  mostrar que queremos dar continuidade ao projeto desse bloco que tem serviço prestado”.

Determinação
Conceição Vieira colocou para os presentes a determinação que terá ao trabalhar nessa eleição. “É com essa força, jeito de fazer e ser mulher na política que vou dizer para Aracaju que é nesse projeto que o povo deve acreditar", a deputada destaca ainda o potencial de Valadares Filho. "Com certeza o jeito jovem dele dará novos impulsos a todas as áreas e identificará as quais precisaremos implementar as mudanças”, conclui.

Charada do Dia*. Gado Caro
Dizem que em um município do Nordeste brasileiro um grande fazendeiro conseguiu reunir uma boiada selecionada com 200 cabeças de puro sangue holandês. Estava preparado para uma grande jornada onde o gado seria o caminho para conquistar um rebanho bem maior. Porém, os incidentes apareceram no caminho e o fazendeiro ficou “literamente” na seca. Não restou outra alternativa: vendeu as 200 cabeças de gado. Mesmo com todos os percalços conseguiu vender com um preço bem acima do mercado.  *Charada do Dia são “causos” contados no interior do Nordeste.

Grandes polêmicos – Brasil 
O jornalista Paulo Francis é considerado um dos jornalistas mais polêmicos da história da mídia impressa brasileira. Não se pode esquecer, contudo, nessa categoria, três nomes: 1, Carlos Lacerda, também político, o ex-governador da Guanabara, Estado que foi criado e depois extinto, fundindo-se com o atual Rio de Janeiro, que travou homéricas batalhas, destacando-se a cerrada oposição que fez ao governo de Getúlio Vargas; 2. Hélio Fernandes, irmão de Millôr, um combatente incessante, nas trincheiras do jornal “Tribuna da Imprensa”; e 3. O sergipano Joel Silveira, que recebeu o epíteto de “a víbora”, com seu estilo contundente.

Grandes polêmicos – Sergipe
Em Sergipe, vêm à tona, nesse aspecto, o jornalista Paulo Costa, pai de Luiz Eduardo Costa e Ariosvaldo Figueiredo, com seus fustigantes artigos publicados na Gazeta de Sergipe. No rádio, não se pode deixar de citar Silva Lima, na Liberdade, no período de 1950 a 1980 e Gilmar Carvalho, a partir dos anos 90 até os nossos dias. Tanto o baiano Silva Lima como o itabaianense Gilmar enveredaram pelos caminhos da política. O primeiro, foi vereador da capital e o segundo já exerceu o cargo de deputado estadual e hoje é suplente. Ambos souberam exercer, com maestria, a arte da polêmica.

Encontro Brasil/Alemanha
O governador Marcelo Déda transferiu o cargo para o vice Jackson barreto, no final da manhã de ontem, 28, na sala vip do Aeroporto Santa Maria. Déda estará ausente durante oito dias, em decorrência de viagem oficial à Europa para participar do Encontro Econômico Brasil/Alemanha.

Promoção
O evento é promovido pelas Entidades Empresariais e busca examinar os impactos da crise econômica mundial para debater e discutir a construção de novos cenários de cooperação entre os setores públicos e privados dos dois países. Na ocasião, Marcelo Déda apresentará as potencialidades econômicas e de investimentos existentes no Estado de Sergipe.

Investidores em energia eólica
“Estamos indo para um encontro que reunirá as principais indústrias da Alemanha e do Brasil para apresentar as possibilidades de investimento de Sergipe, conhecer projetos de investimentos brasileiros em indústrias alemãs e buscar atrair esses investimentos para Sergipe, a partir da divulgação de nossa potencialidade econômica. Nossos interesses são nos investidores de energia eólica, que passaremos a produzir e a Alemanha tem assumido uma liderança na Europa na área de energia eólica, desenvolvendo tecnologia e uma forte indústria de componentes”, afirmou Marcelo Déda. Acompanham o governador na viagem,  o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Saumíneo da Silva Nascimento; o chefe do Escritório de Representação de Sergipe, em Brasília, Pedro Marcos Lopes; e o presidente da Segrase, Jorge Carvalho do Nascimento.

Programa pretende orientar gratuitamente empresários sergipanos
Trinta e quatro estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Universidade Tiradentes (Unit) estão sendo capacitados durante toda a semana pelo Sebrae para levar informações técnicas aos empreendedores individuais e micro e pequenos empresários sergipanos. A iniciativa faz parte do projeto Negócio a Negócio e pretende beneficiar quase 11,5 mil empreendimentos até dezembro de 2013.

Processo seletivo
Os estudantes foram selecionados mediante processo seletivo realizado no início deste mês pela universidade. Durante a execução do projeto, os Agentes de Orientação Empresarial (AOE), como são chamados esses novos profissionais, recebem uma bolsa de R$ 1,7 mil e têm a função de visitar os empresários para orientá-los gratuitamente sobre temas relacionados à gestão, mercado e inovação.

Zé Franco quer CEAC em Socorro
deputado estadual Zé Franco (PDT) protocolou indicação na Assembleia Legislativa solicitando ao Governo do Estado a instalação de um Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) no município de Nossa Senhora do Socorro.

Debate
Na penúltima sessão da Câmara Municipal de Aracaju neste primeiro semestre, o tema mais importante debatido pelos vereadores girou em torno do índice de uso do solo urbano. Emerson Ferreira e Bertulino Menezes insistiram na tese de que uma emenda à Lei Orgânica deveria ser votada. O argumento defendido pela dupla de edis foi o de que, de conformidade com a hierarquia das leis, em primeiro lugar deveria ser votada a emenda que altera a Lei Orgânica do município. Só depois o assunto seria tratado na discussão do Plano Diretor. No final, foi aprovada sugestão do vereador Fábio Mittidiéri, por maioria de votos, que adiou a abordagem do importante tema, que só ocorrerá após decorrido o prazo de 45 dias. Ou seja, após o recesso de julho.

Somese, 75 Anos
Fundada oficialmente em 27.06.1937, a Sociedade Médica de Sergipe teve como primeiro presidente aquele que foi o grande baluarte na luta pela criação da referida entidade, o médico humanista Dr. Augusto Leite. São três quartos de século de trabalhos desenvolvidos em prol da Medicina em nosso Estado. O Dr. Augusto Leite foi, também, o maior responsável pelo surgimento do Hospital de Cirurgia. Enquanto isso, a Faculdade de Medicina, que compôs o embrião da Universidade Federal de Sergipe – UFS, em 1968, teve na figura do Dr. Antonio Garcia Filho o seu grande incentivador e impulsionador. Augusto Leite e Antonio Garcia são, portanto, figuras emblemáticas da Medicina em nosso Estado. Outra entidade ligada à área médica é a Academia Sergipana de Medicina, que atualmente tem, em sua presidência, o Dr. Fedro Portugal.

Situação anacrônica
Incrível, mas é verdade. Desde sua instalação, a emissora FM da UFS – Universidade Federal de Sergipe, praticamente não abre espaço para os estudantes do curso de comunicação social, nem mesmo para os alunos do curso de radialismo. Pensava-se que uma das funções da referida emissora seria, exatamente, a de laboratório, no sentido de que os alunos pudessem praticar, produzindo programas, apresentando-os, enfim, exercitando sua futura profissão. É fato que a maioria opta por fazer especialização em TV e jornalismo ON-LINE. Mas não se justifica, em hipótese alguma, o que está ocorrendo. Com a palavra os responsáveis por essa anomalia.

Estúdio móvel
Este é o nome de um programa que será lançado no próximo mês pela TV Brasil. O seu apresentador será Alexandre Franco Montoro, que vem a ser neto do ex-governador de São Paulo, Franco Montoro, uma das grandes cabeças que fundaram o PSDB, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, José Serra e outros menos votados.

Marisa Monte
A excepcional intérprete da MPB faz enorme sucesso com seu novo show, em cartaz, agora, em São Paulo.

Mônica Bergamo
Segundo a conhecida colunista da Folha de São Paulo, Ratinho, quando recebeu Lula em seu programa do SBT, disse ao ex-presidente que “o apóstolo Valdemiro te mandou um abraço.” Lula replicou: “Diga a ele que nós precisamos conversar.”

Comissão da Verdade
A OAB de São Paulo prepara a sua, que será integrada por advogados que atuaram na defesa dos direitos humanos durante a ditadura. Já aceitaram o convite: Idibal Pivetta, Belisário dos Santos Júnior e Tales Castelo Branco. O presidente da comissão será Mário Sérgio Duarte Garcia.

André Rieu
O grande maestro holandês fará nova temporada em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, de 03 a 15 de julho. Sucesso absoluto. Executando as principais peças da chamada “música clássica ligeira”, a orquestra sob sua batuta empolga os espectadores. Claro que entre os favoritos estão “O Bolero de Ravel”, “Valsas de Strauss”, “Carmina Burana”, “A Dança do Sabre” e até canções populares. Para quem já viu, é mesmo um show completo.

Paulo Fernando Teles de Morais
O autor de “Parábolas da Chuva” poderá lançar, ainda este ano, seu novo livro. Funcionário aposentado do Banco do Brasil e também jornalista, Paulo Fernando é considerado um dos principais contistas de Sergipe. Já “Emparedados”, sua primeira, obra foi editada em 1980, com patrocínio da AABB Aracaju, estando na presidência, nessa época, o advogado e desportista Lises Campos.

Porque Dilma não recebe o presidente da CBF, Marin
Conta o jornalista Juca Kfouri, em sua coluna na edição eletrônica da Folha de São Paulo, uma história interessante, em que explica o porquê de a presidente Dilma não receber o presidente da CBF, José Maria Marin. Narra o Juca: “Num debate na Assembléia Legislativa de São Paulo, em 1975, o então deputado estadual Marin denunciou a existência de uma célula comunista no jornalismo da TV Cultura, que era comandada por Vladimir Herzog. Duas semanas depois, Vlado foi preso, torturado e morto pela polícia da ditadura. Eis aí porque Dilma não o recebe: ela diz que não odeia, mas nem perdoa nem esquece.” Congratulações ao Juca, sem dúvida um dos maiores jornalistas esportivos brasileiros de todos os tempos.

Para os mais jovens – Resumo da história política/eleitoral – Parte III (final)
1971 – O ex-deputado federal Rubens Paiva (PTB/SP) desaparece no Rio de Janeiro após ter sido preso por autoridades militares. Carlos Lamarca, ex-capitão do Exército e líder da VPR – Vanguarda Popular Revolucionária,é morto na Bahia por um grupo de policiais e militares. 1972 – Comemorações pelo sesquicentenário (150 anos) da Independência do Brasil. Realizada a minicopa, vencida pelo Brasil. 1973 – Auge do milagre econômico. O crescimento do PIB – Produto Interno Bruto – ultrapassa a marca de 14 por cento. 1973 – O general Ernesto Geisel toma posse em março.

1974
Inicia-se o processo de abertura “lenta, gradual e segura”. Militares da chamada “linha dura” conspiram contra a abertura política. Nas eleições de novembro, o MDB se fortalece como oposição, ao vencer em 79 das 90 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. O MDB tem 48 por cento dos votos para a Câmara e 59 por cento para o Senado, elegendo 16 senadores na disputa por 22 cadeiras.

1975
Ocorre a fusão dos antigos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, tendo como capital a cidade do Rio de Janeiro. Ocorre o assassinato do jornalista Vladimir Herzog. Numa cela do DOI-CODI, no quartel-general do Segundo Exército.

1976
Promulgada a Lei Falcão, que proíbe o debate político no horário gratuito de rádio e TV. Morre o operário Manoel Fiel Filho, em idênticas circunstâncias às de Vladimir Herzog, em São Paulo.

1977
A sociedade civil intensifica o movimento pela recuperação dos direitos democráticos. Geisel põe o Congresso em recesso e baixa o Pacote de Abril, que altera as regras eleitorais para beneficiar a ARENA, o partido do governo.

1978
Os sindicatos começam a se organizar. Ocorrem as primeiras greves no ABC paulista. Surge a figura do líder metalúrgico Luiz Inácio LULA da Silva. O general João Baptista Figueiredo é eleito presidente pelo Colégio Eleitoral.

1979
João Baptista Figueiredo sanciona a lei da anistia aos acusados ou condenados por crimes políticos. Centenas de exilados começam a voltar ao país. É restabelecido o pluripartidarismo.1981 – Ocorre o atentado do Riocentro, no Rio de Janeiro. 1983 – Ocorre a primeira manifestação pelas eleições diretas para presidente, em São Paulo, no mês de novembro, convocada pelo PT, contando com mais de 10 mil pessoas.

1984
Sob o lema Diretas Já, grandes comícios são realizados nas principais cidades brasileiras. A emenda constitucional que tornava possível a volta das eleições diretas foi derrotada, no Congresso Nacional, embora tivesse obtido maioria de 298 votos. Pelas regras em vigor, eram necessários 320 votos para sua aprovação.

1985
Finalmente, a luta de muitos brasileiros obteve uma grande vitória. Tancredo Neves é eleito, pelo Colégio Eleitoral, presidente da República, obtendo 480 votos contra 180 dados a Paulo Maluf. Na véspera da posse, Tancredo é internado com problemas no aparelho digestivo. Em seu lugar, assume o vice-presidente, José Sarney, que se torna o primeiro presidente civil depois do regime militar. Estava encerrado o longo período de 21 anos de ditadura militar. E começava a Nova República.

Conclusão
E assim, este Blog conclui a retrospectiva dos fatos políticos e eleitorais ocorridos desde 1946, quando teve começo uma nova era democrática, após a ditadura de Vargas, interrompida pelo golpe de estado de 1964, e retomada em 1985, com a Nova República. O país conhecia um salutar processo de redemocratização. Já temos, agora, felizmente, 27 anos de democracia, superando os 21 em que nosso país foi coberto por uma nuvem negra. Claro que ainda há muitos passos a serem dados, na direção da conquista de uma democracia que redunde na igualdade entre todos os cidadãos, com paz e justiça social. Para tanto, é preciso que cada um de nós cumpra o seu papel.

Novas Varas do Trabalho
O Judiciário Trabalhista de Sergipe viverá um momento especial no dia 6 de julho. A capital sergipana Aracaju ganhará duas novas varas do trabalho e será a primeira do país a receber a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), nos primeiro e segundo graus do órgão. As solenidades de instalação das novas varas e implantação do PJe-JT nas 6ª, 7ª, 8ª e 9ª varas e no segundo grau acontecerão às 10h, no hall de entrada do Fórum Dantas do Prado, no Centro Administrativo Augusto Franco. As solenidades de instalação das varas e implantação do PJe-JT serão presididas pelo ministro Oreste Dalazen, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e pelo desembargador Jorge Cardoso, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE).

Novo Show Room Florense
“Um final de semana em Flores da Cunha para os últimos detalhes…”, foi assim que Maria Celi e Luciano Barreto definiram a grande expectativa para a nova loja Florense no Complexo Celi Decorações. Com um investimento de quase dois milhões de reais, a franquia Florense Aracaju mostra a Charm Collection em duas fases. As primeiras linhas aterrisam em Aracaju na primeira quinzena de julho, e serão apresentadas a arquitetos, designers e um grupo seleto de clientes que estarão reunidos em uma noite de celebração.

30 Anos
A segunda fase da loja que somará uma área de aproximadamente 1000 m² será totalmente finalizada em outubro de 2012, quando o Complexo Celi Decorações completa 30 anos de um verdadeiro legado, que será entregue a filhos e netos.A Florense possui um mix de produtos que propõe solução integral em mobiliário para todos os ambientes da casa, escritório, hotelaria e projetos corporativos.

Novo direcionamento
A empresária Maria Celi Barreto, com o apoio incondicional de suas filhas Alda Cecília e Ana Cecília, avança com a franquia Florense no mercado sergipano, propondo novo direcionamento da marca, com nova estrutura física, novo modelo de gestão e investimentos contínuos no mercado local.No Rio Grande do Sul o casal de empresários sergipanos serão recebidos pelo presidente da Florense Lourenço Castellan e pelo gerente de marketing Mateus Corradi, que também estará presente em Aracaju na ocasião do evento.

Futebol
EUROCOPA – Na segunda partida das semifinais, a Itália derrotou a Alemanha por 2 X 1. Balotelli fez os gols da equipe italiana, ambos no primeiro tempo, aos 20 e 36 minutos. Ozil, cobrando penalty, assinalou o único tento alemão, aos 46 minutos e meio do tempo final, portanto, já na fase dos acréscimos. ANÁLISE: Justa a vitória dos itallianos, que exibiram melhor futebol durante praticamente toda a partida. O grande destaque foi Balotelli, que marcou dois belos gols. /// O jogo foi disputado no Estádio Nacional de Varsóvia, na Polônia. /// A partida final da Eurocopa 2012 terá lugar no próximo domingo, em Kiev, na Ucrânia. Protagonistas da partida de encerramento da competição serão as seleções da Espanha e da Itália. /// A Espanha é a atual campeã. /// BRASILEIRÃO – Todos os encontros da rodada deste fim-de-semana do Campeonato Brasileiro da Série A acontecerão no sábado. /// SÉRIE D – O Itabaiana vai estrear, no próximo domingo, na cidade paraibana de Souza, contra o time local do mesmo nome. /// TAÇA GOVERNO DE SERGIPE – Dois jogos neste sábado. No estádio WELLINGTON ELIAS, em Socorro – Socorrense X Sergipe, às 15 horas e 15 minutos. No Batistão, em Aracaju, às 16 horas – Confiança X River Plate. /// TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA – O segundo jogo das finais será realizado quarta-feira, 04 de julho, no Pacaembu, em São Paulo. Detalhe: não haverá o critério que dá peso maior a gol marcado fora de casa. Em caso de empate, haverá prorrogação e, se persistir o empate, a decisão será na base de cobrança de tiros livres diretos da marca do penalty.

PELO TWITTER

www.twitter.com/otacilioleitev  Bom dia pra você que dormiu hoje e acordou hoje.

www.twitter.com/riltonmorais  Toda vez que Almeida Limbo fala no rádio na véspera de São Pedro, um sergipano de bem acende um peido-de-véia nas orelhas pra ficar surdo.

www.twitter.com/marciorocha1  Quando se ouve Almeida Lima, se tem uma certeza: É total falta do que fazer, do que pensar, do que ouvir, do que tudo.

www.twitter.com/valter_jornal  "João dorme e acorda pensando em ser governador. E uma aliança com Amorim atrapalha isso" (@byandrebarros)

DO LEITOR

Escavadeira do PAC2, sendo utilizada para recolher entulhos
Parte de  e-mail recebido com abaixo-assinado de moradores de Frei Paulo que será encaminhado ao Ministério Público

local: “Os entulhos devido as obras é de obrigação serem recolhidos pela empresa contratada ou pelo município?  Veja a foto da Retroescavadeira que foi doada pelo governo federal através do PAC 2 sendo utilizada para recolher o entulho da obra da praça da juventude. Não era para estar sendo utilizada  na escavação e limpeza de tanques? Já que o objetivo da doação foi esse. Na próxima semana encaminharemos a denúncia ao MPE para as devidas providências”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
  
Frases do Dia
“Os homens compram tudo pronto nas lojas… Mas como não há lojas de amigos, os homens não têm amigos”

“Só conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento”

1900 – Antoine de Saint-Exupéry, aviador e escritor francês, autor de diversos livros entre eles  O Pequeno Príncipe. Nasceu em 29 de Junho de 1900 e morreu em 1944.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais