Assembleia faz homenagem às servidoras

Servidoras são homenageadas no Poder Legislativo (Foto: Maria Odília/Agência Alese)

Em sessão especial realizada na manhã desta quinta-feira, dia 15, a Assembleia Legislativa de Sergipe fez a entrega da Medalha Deputada Quintina Diniz. A homenagem foi uma propositura das deputadas Angélica Guimarães (PSC), Conceição Vieira (PT), Susana Azevedo (PSC), Goretti Reis (DEM), Maria Mendonça (PSB) e Ana Lúcia (PT). Foram agraciadas com a medalha as servidoras Ana Maria da Silva Miranda, da Diretoria de Atenção à Saúde; Cilene Luduvice Bispo de Carvalho, do Núcleo de Arquivo; Maria Elia Lima Poderoso, da Assistência ao Plenário; Marlene Dantas Freire Barreto, da Diretoria de Atenção à Saúde; e Rosa Maria Oliveira Freire, do Registro e Taquigrafia.

A sessão foi presidida pela presidente da Casa, a deputada Angélica Guimarães. Familiares, amigos e parlamentares prestigiaram a sessão especial.

As homenageadas registraram a alegria em receberem a medalha, como prova de reconhecimento pelos anos de trabalho desenvolvido no Parlamento estadual. Cilene Luduvice de Carvalho é servidora do Estado há 33 anos e desde 1984 está na Assembleia. Ela destacou a alegria em estar recebendo a homenagem. “Nesse tempo que estou aqui, a presidente Angélica Guimarães foi a única que fez essa homenagem às funcionárias da casa. Estou muito feliz e honrada por ter sido uma das escolhidas para receber a medalha de uma presidente da Casa mulher, num país que tem uma mulher como presidente. É uma honra”, frisou.

Para Ana Maria Miranda, é um prestígio receber a homenagem, depois de mais de 20 anos servindo aqui. “Para mim, é uma honra muito grande e agradeço à presidente, à comissão que concedeu a medalha e aos demais deputados que fazem parte da Mesa Diretora”, disse. Marlene Dantas Barreto também destacou a felicidade pelo reconhecimento. “Estou me sentido muito alegre pelos 35 anos que trabalho aqui e é a primeira vez que sou homenageada. Estou me sentindo o máximo e agradeço às pessoas pelo convite e aos que organizaram a homenagem”, revelou.

A servidora da Taquigrafia da Casa Rosa Maria Oliveira Freire estava emocionada por receber a homenagem, principalmente diante do momento que passa em sua vida. Há 42 anos trabalhando na Assembleia Legislativa, ela disse que é um reconhecimento receber a Medalha Quintina Diniz. “Gosto muito do meu serviço, faço por prazer e vocação. E mesmo passando por um momento difícil, não poderia deixar de vir para receber essa homenagem que é um reconhecimento do local onde dediquei grande parte de minha vida, vinda de uma presidente que tem uma atenção tão grande por nós”, disse.

A homenageada Maria Elia Poderoso, servidora há 17 anos, não pode comparecer à sessão especial, por motivos superiores. A medalha será entregue pela Assembleia Legislativa em data posterior. Durante a sessão especial, as deputadas também foram homenageadas com buquês de flores, entregues pelos colegas parlamentares. Homenagem estendida às mulheres presentes ao plenário, que receberam botões de rosa.

A deputada Susana Azevedo, presidente do Conselho da Medalha, fez a saudação às homenageadas.  Segundo ela, são mulheres que têm destinado boa parte de suas vidas ao serviço público nesta Casa Legislativa. Em seu discurso, ela fez uma retrospectiva da trajetória de cada uma das cinco servidoras agraciadas e ressaltou a ascenção das mulheres na atualidade. “Em nome de todas as deputadas, o nosso preito de reconhecimento e gratidão, como legítimas representantes do povo sergipano, homenageando mulheres deste Estado, com a concessão da Medalha Quintina Diniz a estas valorosas servidoras públicas da Assembleia Legislativa, exemplos de vida e de presença da mulher em nossa sociedade”, disse.

A homenageada Marlene Barreto e Cilene Luduvice discursaram e da tribuna, em nome das demais agraciadas, agradeceram a homenagem prestada, tanto a Deus, aos deputados, Mesa Diretora e aos familiares, pelo apoio na trajetória profissional que levou a esse reconhecimento.

No encerramento da sessão, a presidente Angélica Guimarães ressaltou a importância da entrega da Medalha Quintina Diniz. Segundo ela, a sessão especial se reverte de alto significado porque hoje estão sendo valorizados os servidores do Poder Legislativo, a prata da casa, que ao longo de sua existência carregam nas costas o Legislativo. “O êxito dos mandatos desta Casa é em função não só dos nossos assessores de gabinete, mas em especial dos servidores da Casa. Os mandatos passam, os servidores ficam e todos que passam por aqui precisam do trabalho dos servidores”, disse. Ao final da sessão, foi servido um coquetel, no Espaço Cultural Djenal Queiroz, às pessoas que prestigiaram o evento.

Histórico

A Medalha Quintina Diniz foi criada, em 2007, pela Assembleia Legislativa para homenagear as mulheres pela data dedicada a elas no mês de março, através de um projeto de resolução de autoria da deputada estadual Susana Azevedo (PSC). Quintina Diniz foi a primeira deputada estadual constituinte eleita em Sergipe, em 1934, aos 57 anos. Ela nasceu em 1878, em Laranjeiras, e exerceu o magistério na antiga Escola Normal e manteve, em Aracaju, o Colégio Sant’Ana, que funcionou na avenida Rio Branco e depois na rua Maruim até a década de 40.

Sua trajetória política teve início em 1934, quando foi eleita a primeira mulher deputada estadual constituinte pela UDN, durante o curto período de organização democrática da chamada República Nova. Quintina contribuiu com a elaboração da Constituinte de 1935. Foi a primeira mulher sergipana a ter esse tipo de participação política, decorrente tanto das suas ligações de família quanto de seu engajamento nas causas do seu tempo, incluindo o movimento feminista que empolgou e destacou algumas mulheres, em todo o Brasil. Depois dela, as mulheres só voltariam a ser representadas na Assembleia Legislativa de Sergipe 20 anos mais tarde, em 1954, com Núbia Nabuco Macedo, esposa de Francisco de Araújo Macedo, líder do Partido Trabalhista Brasileiro, em Sergipe. Quintina Diniz faleceu aos 64 anos, em 1942.

Fonte: Agência Alese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais