Atendimento preferencial para autistas será lei a partir de segunda

Dificuldade de socializar com outras crianças pode ser um dos sinais de que a criança é autista (Foto: Flávia Pacheco)

Na próxima segunda-feira, 29, o governador Belivaldo Chagas sancionará o Projeto de Lei n° 32/2019, de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel, que determina a obrigatoriedade do atendimento preferencial para autistas nos estabelecimentos públicos e privados de Sergipe.

Aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, o PL foi estruturado em conformidade com a Lei Federal nº 12.764/12, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e considera o autismo como deficiência para todos os aspectos legais.

A propositura obriga os estabelecimentos a afixarem uma imagem do laço quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do autismo, nas placas de atendimento prioritário e designa que estando o autista na fila preferencial, ele tenha ainda o direito a preferência em relação às demais pessoas presentes no local.

“Conversei com pais e mães de autistas e pude compreender como a espera pode ser estressante para uma pessoa com autismo. Ao incluir o laço quebra-cabeça nas placas, além de contribuirmos para efetivação de um direito previsto em lei, evitamos que essas famílias passem por qualquer tipo de constrangimento”, destaca Luciano Pimentel.

A sanção acontecerá às 10h30, no auditório do Palácio dos Despachos, localizado na Av. Adélia Franco, nº 3305 – Bairro Grageru.

Fonte: Ascom parlamentar

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais