Ato Público pretende defender a reforma política

Ato ocorrerá dia 7 (Foto: Divulgação)

Por Reforma Política, Constituinte já! Esse é o mote do Ato Público que acontecerá em Aracaju na próxima segunda-feira, dia 7, a partir das 8h. A concentração da atividade será na Praça General Valadão.

O Ato Público é parte das ações de mobilização do Plebiscito por uma Constituinte da Reforma Política, que em Sergipe conta com a participação de dezenas de entidades do campo e da cidade, movimentos sociais e sindicais, organizações populares, coletivos estudantis e de juventude.

Neste Ato, o foco será a denúncia do financiamento empresarial das campanhas eleitorais, identificado pelas entidades que organizam o Plebiscito como um dos principais males da política nacional. Dados divulgados pelo site Congresso em Foco, revelam que a participação de grandes empresas no financiamento de campanhas só tem aumentado ao longo dos anos. Em 2008, as empresas doaram 86% dos recursos totais das campanhas eleitorais do Brasil. Em 2010, esse número chegou a 91%. E em 2012, nas últimas eleições, as empresas foram responsáveis por 95% de todo o dinheiro movimentado nas campanhas.

Segundo a Coordenadora do Plebiscito em Sergipe, Leilane Cunha, o financiamento empresarial gera uma série de distorções e desigualdades no sistema político. “Empresa sempre quer lucro, por isso ao financiar as candidaturas esperam o retorno em forma de privilégios que, em geral, entram em conflito com os interesses da maioria da população”, afirmou Leilane.

Por esse motivo, o Ato Público da próxima segunda-feira promoverá ainda uma ação na porta de uma conhecida empresa financiadora de campanhas do estado.

Fonte: Ascom Plebiscito

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais