Audiência pública debate o fortalecimento do Banese

Audiência aconteceu na Alese (Foto: Jadilson Simões)

Por iniciativa do deputado estadual Iran Barbosa (PT) aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 30, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), audiência pública para debater o tema “Banese público e forte para o desenvolvimento de Sergipe”.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa serviu também para discutir a decisão do Conselho Administrativo do Banco do Estado de Sergipe (Banese) de consultar o governador Belivaldo Chagas sobre a intenção de colocar à venda as ações da instituição financeira.

“Queremos saber quais são as verdadeiras intenções da colocação das vendas dessas ações, além das implicações e consequências. Não concordamos com qualquer iniciativa que fragilize o controle estatal do banco”, destacou o Iran Barbosa.

O presidente da Federação dos Bancos dos estados da Bahia e Sergipe (Feebbase), Hermelino Souza Meira Neto, lembrou que o Banese iniciou como um banco pequeno e, hoje, tem uma importância significativa no Brasil.

“A privatização é ruim! Passamos por momentos complexos no Brasil, a partir dos anos 90 iniciou o  processo de privatização, através dos projetos neoliberais e ele foi aprofundado no Governo de Fernando Henrique Cardoso. A privatização de bancos significa a transferência de riquezas e de poder para os bancos privados”, frisou.

Hermelino Neto enfatizou também, que a federação sairá em defesa do Banese quanto instituição e dos funcionários. “Queremos que o banco se revigore e se fortaleça ainda mais”, concluiu.

Já a presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, Ivânia Pereira, declarou que pretende deixar transparente para a sociedade toda a questão. “Até agora não está explicado. À venda das ações do Banese não resolverá os problemas financeiros do estado”.

Fonte: Rede Alese

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais