Durante sessão online da Câmara Municipal de Aracaju na manhã da terça-feira, 9, o vereador Breno Garibalde, falou sobre o Projeto de Lei nº 31/2021, enviado pelo executivo que transforma seis povoados da zona de expansão em bairros. São eles: Matapuã, Areia Branca, Robalo, São José dos Náufragos, Gamaleira e Mosqueiro. Para o parlamentar, a transformação levará benefícios, mas é preciso atenção aos possíveis problemas desse processo.
Um desses problemas, é a gentifricação. “Esse fenômeno pode afetar a região causando a alteração das dinâmicas e características locais. Isso pode aumentar o custo de vida e causar a expulsão da população tradicional. Então é preciso conter e organizar a especulação imobiliária”, explicou Breno.
Outro ponto destacado pelo parlamentar, é a questão ambiental. “A Zona de Expansão é um local de rios, lagoas, dunas, com uma natureza bem rica. Essa transformação precisa ocorrer de forma que preserve o meio ambiente ali existente”, destacou.
Ainda de acordo com Breno, que também é mestre em urbanismo, esse processo poderia acontecer junto com a revisão do Plano Diretor. “Essa seria a oportunidade de gerarmos debates, audiências públicas e trazermos a população para participar. Agora eu espero que a prefeitura esteja atenta a esses problemas e que a transformação seja benéfica para os moradores tradicionais”, finalizou o vereador.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B