Calçadão popular com o tema Meio Ambiente e Cidadania

0

(Foto: divulgação)

Nesta quarta-feira, 30, os mandatos da deputada estadual Ana Lúcia (PT) e do vereador Iran Barbosa (PT) realizam mais um Calçadão Popular, desta vez com o tema Meio Ambiente e Cidadania. A atividade, que já entrou para o calendário cultural de Aracaju, será realizada desta vez na Praça Dom José Thomaz, no Bairro Siqueira Campos a partir das 14h.

A programação cultural do Calçadão Popular inclui a performance de dança do ventre da bailarina Bruna Laise e apresentação do grupo de dança “Baby Ventre”. A atrações musicais ficam por conta do grupo de Hip Hop “Wid Mulve”, da Barra dos Coqueiros, e da “Orquestra Popular Cajuina”, que apresentará um repertório que vai de marchinhas de carnavais até clássicos da música nordestina.

Também na atividade do Calçadão Popular – que aborda a discussão do tema escolhido através de debates políticos, exposições e apresentações culturais – será feita a distribuição de mudas de árvores frutíferas de forma comprometida: a pessoa que pegar a muda assume a responsabilidade de plantá-la e de zelar para que a mesma vingue, fotografando o seu crescimento de tempos em tempos. Serão distribuídas mudas de árvores nativas e espécies frutíferas, como manga, goiaba, acerola, banana, graviola, sapota e coco.

“É uma forma de despertar a consciência para a responsabilidade que todos nós temos que assumir na busca por um meio ambiente sustentável e harmonioso. Não adianta só cobrar das autoridades públicas ações em favor da preservação do meio ambiente em que vivemos. Essa cobrança é importante e necessária, mas cada um precisa também fazer a sua parte, não só plantando uma árvore, mas também com pequenas ações cotidianas, como deixar mais o carro em casa, fazer a coleta seletiva do seu lixo, usar com o mínimo de desperdício a água no dia a dia, enfim. São nas pequenas ações que podemos mudar esta realidade de tantas agressões ao meio ambiente”, ressalta a deputada Ana Lúcia.

O vereador Iran Barbosa chama todos à reflexão, a partir da atividade desta quarta-feira. “Fazemos um convite à reflexão com este Calçadão Popular. Nossa sociedade é cada vez mais levada ao consumismo, gerando enormes quantidades de lixo e de poluição. A continuar assim, não teremos como seguir nesta caminhada civilizatória, porque a pressão que este modelo capitalista que temos, de consumo desenfreado e inconsequente, exerce sobre os nossos recursos naturais é grande, e o nível de desmatamento e de poluição a que chegamos já acende a luz amarela. Ou mudamos essa forma de interagir com o meio ambiente em que vivemos, tendo responsabilidade e respeito com a natureza, ou caminharemos para a derrocada da nossa sociedade. O aquecimento global já um sinal da necessidade de agirmos urgentemente”, alerta.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Mandato

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais