![]() |
(Foto: Divulgação) |
O tema “democratização da comunicação” vai estar no centro do debate em mais um Calçadão Popular, promovido pelo mandato da deputada Ana Lúcia (PT), que acontece nesta sexta-feira, a partir das 14 horas, no Calçadão da João Pessoa, próximo à Caixa Econômica.
Para a deputada Ana Lúcia, o debate sobre democratização da comunicação precisa tomar mais fôlego dentro da sociedade, por se tratar de um tema que diz respeito a todas as pessoas, mas que pouco é discutido com a população.
A parlamentar defende que a comunicação precisa ser entendida como um direito humano, assim como o direito à saúde, educação, segurança, justiça, entre outros, mas que vem sendo sistematicamente negado a todo o conjunto da sociedade por conta da configuração do sistema de mídia implantado no Brasil, onde uns poucos grupos e famílias comandam as maiores redes de TV, rádio, jornais e revistas, formando grandes oligopólios da informação e do entretenimento.
“É urgente democratizarmos a mídia para assim podermos também democratizar muito mais a nossa sociedade. É um tema difícil de ser tratado, por envolver muitos interesses, mas precisamos colocar no centro das discussões políticas porque o interesse maior é o da população. O direito de se comunicar e ter acesso a informação com qualidade e imparcialidade tem que ser de todos, não de alguns poucos”, argumenta a deputada.
Para ela, a necessidade de se debater o direito à comunicação e a democratização dos meios de comunicação é central no atual modelo de sociedade em que vivemos.
“Estamos numa sociedade onde a informação é cada vez mais rápida e agregada às novas tecnologias. Enquanto isso, nossas leis de comunicação são ainda da época do regime militar. É preciso um novo marco regulatório para as comunicações no Brasil, ou seja, uma nova lei que garanta ao povo brasileiro o direito à comunicação e à liberdade de expressão, com respeito à dignidade da pessoa humana, as culturas regionais e às diferentes ideias, opiniões e pontos de vista, dando espaços aos diferentes grupos sociais que compõem o Brasil”, defende a parlamentar.
Confira a programação cultural do Calçadão Popular “Democratizar a Comunicação para a Democratização da Sociedade”:
* Apresentação do Teatro de Bonecos do Grupo Mamulengo de Cheiroso
* Vivência sobre a temática da comunicação com metodologia do Teatro do Oprimido com 15 adolescentes do Projeto Mídia Jovem
* Exposição Fotográfica de adolescentes, exposição de spots de rádio produzidos e mural de fanzines do Projeto Mídia Jovem
* Recital de cordel com o cordelista Zé Antônio
* Exibição de vídeos do Projeto Mídia Jovem
Fonte: Assessoria Parlamentar
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B