Candidatos defendem propostas e se revezam em críticas

Quatro candidatos participam do debate (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Ocorreu em misto clima, entre a hostilidade e a tranquilidade, o debate entre os candidatos que disputam o Governo de Sergipe realizado na noite desta terça-feira, 30, pela TV Sergipe, afiliada da Rede Globo de Televisão. Mantendo a tradição, a Globo enviou o jornalista Ernesto Paglia especialmente para mediar o debate. Quatro candidatos participaram do debate, que foi encerrado por volta dos 10 minutos da madrugada desta quarta-feira, primeiro de outubro. A exceção foi Alberto dos Santos, o Betinho, candidato do PTN. Por determinação judicial, Betinho foi excluído por ser filiado a um partido político que não tem representação na Câmara dos Deputados.

O candidato Airton Costa Santos, o Airton da CGTB, indicado pelo PPL, saiu vitorioso na batalha judicial. Apesar do partido não ter representação na Câmara dos Deputados, a defesa alegou que o PPL foi criado recentemente e que não tinha participado do pleito eleitoral de 2010, tese acatada pela justiça eleitoral sergipana. A TV Sergipe, apesar de preparar o cenário para a participação dos cinco candidatos, recorreu, mas não alcançou tempo para o recurso ser julgado e a participação de Airton acabou garantida.

Moradores se concentram na praça para assitir debate em telão

A Rede Globo, estrategicamente, estendeu em sete minutos o horário da novela Império, programa que antecedeu ao debate, segundo informações do jornalista Fábio Carneiro, diretor de produção da TV Sergipe. O debate foi dividido em três blocos nos quais os candidatos faziam perguntas entre si, abordando diferentes temáticas. No primeiro momento, os temas foram livres, de acordo com a preferência dos candidatos e, no outro momento, os temas foram definidos previamente pela produção e sorteados no momento do debate. Na telinha, os candidatos apresentaram os projetos políticos das respectivas agremiações, mas aguçaram o senso crítico, com acusações recíprocas.

Foram abordados temas relacionados à educação, saúde, gestão pública, meio ambiente, transporte público, turismo, habitação, sustentabilidade e mobilidade urbana. O governador Jackson Barreto (PMDB), da coligação "Agora é o Povo", que abriu o rol de perguntas, defendeu o ensino profissionalizante como meta prioritária, criação de escolas deste porte no interior com oferta de cursos voltados para a vocação de cada região e aproveitou o momento para destacar as obras executadas com a parceira do ex-governador Marcelo Déda, que morreu no final do ano passado, e aquelas que estão em andamento em vários municípios sergipanos.

Policiais se mobilizam para garantir tranquilidade

Esta estratégia foi usada pelo candidato até mesmo quando o momento estava reservado para o governador fazer perguntas. Ao final, Jackson Barreto considerou o debate produtivo, como uma grande oportunidade para a população conhecer as melhores propostas para Sergipe e ressaltou, em entrevista concedida à imprensa, que a campanha se caracterizou uma "luta do bem contra o mal". Mas o senador Eduardo Amorim (PSC), da coligação "Agora Sim", considerou o governador mentiroso e Jackson Barreto rebateu ao afirmar que o senador não conhecia Sergipe.

O senador Eduardo Amorim aproveitou a oportunidade para fazer contundentes críticas ao atual governo, defendeu o planejamento baseado no princípio da transparência, diálogo e honestidade e prometeu realizar a integração do sistema intermunicipal de transporte. "Nossa geografia permite a integração do sistema de transporte em todo o Estado", considerou o candidato.

Mas a professora Sônia Meire rebateu, observando que o senador não conseguiria implantar a integração do sistema de transporte público no Estado devido às alianças do candidato com empresários que exploram o sistema de transporte público em Sergipe. "Eu não tenho compromisso com nenhum empresário", reagiu Amorim, descartando, também, a possibilidade de qualquer política privativista no seu governo, caso eleito.

Para a candidata Sônia Meire (PSol), o debate serviu para mostrar a população que, apesar do grande número de candidatos ao Governo, há a predominância de apenas dois projetos políticos: "um [proposto pelos oponentes] que defende as elites e os interesses da inciativa privada e o outro [da Frente de Esquerda, segundo a candidata] que defende o avanço com os conselhos populares e participação da classe trabalhadora". Sônia Meire defendeu o fim da terceirização na área da saúde e prometeu realizar concurso público para garantir a melhor prestação de serviços à população. 

Airton da CGTB defendeu prioridade para o processo de industrialização, com investimentos pesados para a qualificação profissional voltada para a área petrolífera, na perspectiva de ser este o setor mais promissor na geração de empregos, na ótica do candidato. Criticado pela professora Sônia Meire, que entende que a industrialização, em detrimento ao setor agrícola, poderá trazer consequências danosas até para o meio ambiente, Airton da CGTB preferiu não comentar a postura da adversária. "Não tenho palavras, o povo é quem vai julgar se a agricultura gera mais emprego ou a indústria. É uma posição hilária dizer que a indústria é prejudicial, mostra que nada entende de indústria nem de emprego", considerou, ao conversar com os jornalistas após o debate.

Festa 

Do lado de fora da emissora, o clima de festa entre cabos eleitorais de diferentes coligações predominou. Um grupo de moradores do bairro assistiu ao debate por um telão instalado na praça, próximo à sede da emissora, enquanto os cabos eleitorais promoviam um espetáculo à parte, agitando bandeiras e soltando fogos de artífico. Apesar do clima tenso em decorrência dos ânimos das torcidas organizadas, a polícia não registrou incidentes graves, segundo informações do tenente-coronel Vivaldy Cabral, comandante do Oitavo Batalhão da Polícia Militar.

Participaram do reforço policial, equipes do CPTran, Pelotão de Choque, Cavalaria, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju e do próprio BPM, envolvendo algo em torno de 80 militares. Os principais acessos à emissora foram interditados e grupos de policiais se dividiram nos locais onde apresentou maior índice de aglomeração.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais