Deputados cobram explicações da Energisa por mortes

Deputados cobram explicação da Energisa por mortes por rompimento de fio (Foto: Portal Infonet)

Durante a sessão plenária desta terça-feira, 6, deputados estaduais utilizaram-se do seu tempo de fala para criticar e cobrar esclarecimentos da Energisa, empresa concessionária de energia elétrica em Sergipe, sobre os recorrentes casos de rompimento de cabos que vitimaram quatro pessoas nos últimos meses.

Georgeo Passos (PTC) contou que irá sugerir uma visita de parlamentares à sede da empresa. “Vamos cobrar informações, inicialmente, do porquê desses acidentes. Nos três primeiros meses deste ano, tivemos acidentes fatais, inclusive uma criança, em Propriá. Ninguém sabe se é falta de manutenção… A gente percebe que são cidades mais distantes da capital. Pode ser que falte vistoria melhor. Queremos esclarecimentos para tomar as medidas cabíveis”.

No dia 25 de janeiro, uma jovem de 23 anos faleceu ao pisar em um fio de alta tensão rompido, que estava escondido pela areia no povoado Lagoa Redonda, em Pirambu; no dia 1º de fevereiro, um empresário de 33 anos também morreu pelas mesmas causas, na Barra dos Coqueiros; o caso mais recente ocorreu no último fim de semana, quando uma criança de 9 anos também foi vitimada por um fio rompido, em Propriá.

Outro caso aconteceu também em julho de 2017, na cidade de Aquidabã: um feirante foi atingido por um cabo que se rompeu enquanto trabalhava.

A deputada Ana Lúcia (PT) protocolou um requerimento que propõe uma audiência pública para tratar sobre o tema, convidando entidades como Ministério Público Estadual (MPE), através da procuradoria do Consumidor, Ministério Público Federal (MPF), pela procuradoria de Direitos Humanos, Defensoria Pública, Conselho Regional de Engenharia (Crea), Sindicato dos Eletriciários de Sergipe (Sinergia), Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Precisamos dar uma resposta à sociedade. É muito grave que, em três meses, pessoas morram eletrocutadas por causa da queda de cabo. É sério e precisamos de explicações técnicas. Esse erro tem que ser corrigido pela empresa”, falou a parlamentar.

Energisa

A assessoria de imprensa da Energisa informou que o cabo era novo e que foi partido em decorrência de “interferência mecânica externa”. A empresa abriu um boletim de ocorrência, solicitando a investigação do caso e que aguarda que a polícia possa dar uma resposta sobre a questão. A Energisa solicita apoio da população para informar qualquer alteração que observe na fiação. Mesmo que os fios sejam de responsabilidade das operadoras de telefonia, o usuário deve entrar em contato com a Energisa, pelo telefone 08000 79 0196 para fazer a reclamação e não se aproximar da fiação, que poderá estar energizada.

Por Victor Siqueira 

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