Deputados comentam Carta Aberta de Marcelo Déda

Augusto Bezerra: "Quando é para dar aumento,. o governador diz que atingiu LRF" (Fotos: Portal Infonet)

Após postagem de uma Carta Aberta aos Deputados Estaduais no Twitter do governador Marcelo Déda (PT) e com as explicações por parte dos secretários de Finanças, João Andrade e do Planejamento, Oliveira Júnior marcadas para a próxima quinta-feira, 18, o projeto que autoriza o Governo de Sergipe a contrair empréstimo de R$ 720 milhões foi apreciado na manhã desta terça-feira, 16 na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia.

A Carta Aberta escrita em 12 itens pelo governador apelando aos deputados para que aprovem o empréstimo repercutiu entre os parlamentares.

“O governador é bem claro quando diz que a Assembleia precisa e deve ter os esclarecimentos. Foi uma carta muito lúcida. Nós seguimos o nosso líder Venâncio Fonseca, que desde o início quer a presença dos secretários de Finanças e de Planejamento para que realmente a gente possa saber aonde vão ser gastos esses 700 milhões que serão tomados emprestados. A questão não é do endividamento, nós sabemos que o estado tem capacidade, é quanto o estado vai comprometer-se mensalmente para pagar esse empréstimo e o que vai ficar sacrificado”, explica Augusto Bezerra (DEM).

Venâncio: "Eu li todo o projeto e não sei em que serão gastos os R$ 300 milhões"

Para ele, é importante que essa discussão seja travada. “Isso até para que essa Casa quando der o aval, dê sabendo realmente o que está acontecendo. É a função da oposição, que antes tinha apenas quatro membros e era atropelada. Agora consegue vetar, como o pedido de urgência. Não tem sentido uma coisa que está há mais de 40 dias na casa, agora ter urgência na votação”, entende.

“O governador está no legítimo direito dele, defendendo o que ele acha que é bom para Sergipe e tenho certeza que nenhum deputado quer votar contra o que é bom para o nosso estado. Mas, nós precisamos saber a forma de pagamento, pois todo ano quando vai dar aumento, o governador diz que atingiu o Limite da Lei de Responsabilidade Fiscal”, complementa Augusto Bezerra.

Diálogo

Angélica: "A mim cabe colocar o projeto na pauta de votação"

Já o deputado Venâncio Fonseca (PP) acredita que, cada um deve responder pelos seus atos e que os embates já se normalizaram. “Volta a conversação política e vamos fazer hoje a reunião da Comissão  de Justiça, depois a presença dos secretários que vem falar sobre a capacidade de endividamento, a situação financeira e sobre os projetos que serão beneficiados através desse empréstimo. Eu li todo o projeto, que é de 720 milhões. Até 300 milhões pode especificar aonde serão gastos, os outros em termos de projetos, estão soltos”, lamenta.

Quanto ao requerimento pedindo urgência, que foi rejeitado semana passada, Venâncio foi enfático: “Se aprovasse um requerimento daquele, não teria prazo suficiente para ouvir os secretários. Com a rejeição volta ao debate. Ninguém disse que ia votar contra, mas precisamos conhecer. Tem dinheiro ali para equipamento do Hospital do Câncer. Quem conhece o projeto desse hospital, já foi elaborado, está no Ministério, foi aprovado, a obra foi licitada? Até hoje ninguém sabe nada disso e a gente quer conhecer”.

Votação

Gualberto: "Governador teve ternura e responsabilidade com o sergipano"

A presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Angélica Guimarães (PSC) disse que “o projeto é da maior importância e será discutido nas Comissões. A mim cabe após retornar das comissões, colocar na pauta de votação em plenário. Todos têm responsabilidade e a mim cabe a tramitação dos projetos”.

E o líder do Governo, deputado Francisco Gualberto completou: “O projeto foi para análise na Comissão de Constituição e Justiça para ser analisado, saber se é constitucional. Já tivemos um entendimento nessa Casa e na quinta-feira, os secretários de Finanças e de Planejamento virão explicar o projeto. Quanto à carta, o governador mesmo num momento de dificuldades com a saúde, teve a ternura e a responsabilidade com o povo de Sergipe”.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais