Deputados e vereadores sonham com Mesa Diretora

Lugar de Ulices é disputado na Assembléia Legislativa (Foto: Maria Odília)
O clima de eleição continua na Assembléia Legislativa de Sergipe e na Câmara Municipal de Aracaju e nem é por conta do segundo turno para a escolha do novo presidente do Brasil, que acontece no próximo domingo, 31. Mas em virtude da disputa para a presidência da mesa nos dois parlamentos. Entre os deputados, a cadeira ocupada por Ulices Andrade (PDT), vem sendo almejada por Angélica Guimarães, Zeca da Silva e Susana Azevedo, todos do PSC e por Conceição Vieira e Francisco Gualberto, ambos do Partido dos Trabalhadores.

Na Câmara Municipal de Aracaju, o presidente Emmanuel Nascimento (PT) vai disputar a reeleição para o biênio 2011/2012 com os vereadores Robson Viana do mesmo

E de Emmanuel Nascimento, desejado na Câmara
partido, Élber Filho (PSB) e Fábio Mitidieri (PDT). Entre eles, apenas o vereador Robson já declarou estar na disputa pela cadeira. Os demais preferem deixar passar as eleições do segundo turno, apesar de não terem descartado a possibilidade. Sem contar com Danilo Segundo (PSB) que está licenciado e pode também estar pensando em ser o presidente da Casa.

Robson Viana [que está de licença para tratamento de saúde por 25 dias] é o único que declarou a candidatura apostando no consenso da bancada, lembrando ter desistido da disputa na eleição passada em prol de Emmanuel Nascimento que integra a mesma bancada de sustentação ao prefeito Edvaldo

Robson admitiu candidatura
Nogueira (PCdoB). Há quem aposte no nome do jovem Fábio Mitidieri, para muitos, uma surpresa na atuação.

Emmanuel deixa transparecer que tentará a reeleição, mas que só fala sobre o assunto após as eleições do segundo turno. “O processo é natural, mas agora estamos preocupados com as eleições para Presidente da República. Decidi que só falo sobre o assunto após o pleito”, ressalta.

Precipitação

Elber treinando ao lado de Emmanuel
O vereador Elber Batalha Filho [um dos prováveis candidatos] disse à reportagem do Portal Infonet que quem elege a presidência da Câmara são os partidos. “Todo mundo que pretende entrar na disputa depende dos partidos. Para se ter uma idéia, a mesa diretora é formada por cinco parlamentares e aqui não tem nenhum partido sozinho que possa montar a chapa. E quem lançar a candidatura precipitadamente pode passar a idéia de que não precisa dos apoios necessários”, entende Elber Filho acrescentando que vai esperar a realização de reuniões partidárias para se pronunciar.

Os vereadores que pretendem disputar uma das cinco vagas na composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju,

Susana disposta a disputar o cargo
devem apresentar as chapas até 48h antes das eleições, segundo o que determina o Regimento Interno da Casa. A votação deverá acontecer na segunda quinzena de dezembro deste ano e os eleitos farão uma gestão de dois anos.

Já os vereadores Nitinho e Juvêncio Oliveira (DEM), descartaram a possibilidade de entrar na disputa. É que mesmo contando com os colegas que se definem como independentes, a exemplo de Jailton Santana (PSC), não terão chances de chegar à vitória, por serem apenas dois da bancada de oposição.

Como vice, Angélica assume vaga de Ulices nessa gestão
Legislativo

Na Assembléia Legislativa, os deputados já não estão preocupados em aguardar as eleições do segundo turno. As candidaturas começaram a ser lançadas tão logo se encerrou o primeiro turno, a exemplo de Francisco Gualberto e Conceição Vieira, ambos do PT e de Angélica Guimarães, Zeca da Silva e Susana Azevedo, todos do PSC, partido que cresceu visivelmente nas eleições de 3 de outubro.

O presidente do partido, Eduardo Amorim, prefere fazer igual a Emmanuel Nascimento, ou seja, deixar passar as eleições do segundo turno para começar a se

Gualberto tambpem almeja um lugar na Mesa Diretora
preocupar com a disputa para a Mesa Diretora. “A nossa preocupação agora é com a eleição para a Presidência da República. Há muito tempo para discutir a presidência da Assembléia”, afirmou recentemente o senador mais votado de Sergipe.

Mesmo demonstrando a vontade de pelo menos participar de um dos lugares na mesa e a maioria dos deputados e vereadores garantindo ser ainda cedo para admitir as candidaturas, tanto no plenário da Assembléia Legislativa quanto na Câmara Municipal de Aracaju, o clima de eleição já está no ar, ou mesmo em terra firme. 

Mulheres

Na Câmara Municipal de Aracaju, nenhuma vereadora manifestou até agora o sonho de presidir aquela Casa. Foram eleitas para defender os interesses da população, Simone Góes e Rosângela Santana, do PT e Míriam Ribeiro, do PSDB.

Já a Assembléia Legislativa, composta pelas deputadas Angélica Guimarães e Susana Azevedo (PSC), Ana Lúcia Menezes, Conceição Vieira (PT) e Goretti Reis (DEM), terá a oportunidade de ter uma mulher presidindo aquela Casa ainda este ano. Isso porque o atual presidente, Ulices Andrade estará assumindo vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no próximo dia 4 de novembro.  E há quem diga que Drª Angélica é candidata forte ao cargo para a próxima a próxima gestão.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais