Eleições 2014: como proceder no dia das eleições

Marcelo Gerard desclarece as dúvidas (Foto: Arquivo Infonet)

O coordenador das Eleições do TRE, Marcelo Gerard conversou com a reportagem do Portal Infonet e esclareceu algumas dúvidas para a eleição deste domingo, 5. Confira!

Portal Infonet- O que não pode no dia do pleito?

Marcelo Gerard– Não é permitido nenhum tipo de propaganda eleitoral e não é na porta do colégio só, mas em nenhum lugar. Se o candidato no dia da eleição for visitar os eleitores na sua casa, distribuir santinho é considerada propaganda eleitoral e não pode. Por exemplo, ate mesmo formação de grupos de pessoas para ficarem na porta do colégio com a mesma cor de camisa, vestuário padronizado, não pode fazer esse tipo de coisa porque dá um viés de propaganda e inibe o eleitor.

Infonet- Qual a expectativa da justiça eleitoral para as eleições?

M.G– A mesma expectativa de todas eleições porque existe aquele partidarismo de um lado e de outro. As denúncias que forem feitas de forma embasada serão verificadas pelo Ministério Público Eleitoral e teremos o policiamento no dia da eleição para inibir esse procedimento.

Infonet- O eleitor pode se manifestar de alguma forma?

M.G– A única coisa que o eleitor pode é se dirigir para votar colado em sua roupa aquele broche, adesivo, porque é uma manifestação individual e silenciosa. A camisa não está previsto mesmo porque distribuir camisa é proibido.

A justiça eleitoral já está pronta para o pleito

Infonet- Como o eleitor pode denunciar a boca de urna?

M.G– A primeira coisa é pegar testemunha e tentar vê alguma prova para comprovar que está existindo o crime eleitoral como foto, vídeo e nesse caso entrar em contato com o Ministério Público Eleitoral. Agora se não consegui no dia, vai ser apurado e a pessoa pode sofrer penalidade por isso. A multa vai depender do tipo de crime e a multa pode chegar a R$ 100 mil reais em caso de propaganda.

Infonet- Os cartórios ficarão abertos no interior?

M.G– Sim. Todos os cartórios funcionam no dia das eleições e as denuncias podem ser direcionadas para o promotor eleitoral e ele vai fazer a atuação dele. Ou vai representar junto ao juiz ou fazer alguma diligência que ache necessário.

Infonet- Qual a recomendação do TRE/SE para os eleitores?

M.G– O eleitor deve votar cedo porque temos cinco cargos à disputa este ano e demora um pouco mais pra votar e indo mais cedo vai liberar e facilita a vida dele no domingo. Quando chegar vai apresentar o documento e vai ser verificado a presença dele no caderno de votação e depois vai ser identificado através da digital no equipamento. Se foi o primeiro a ter a biometria em todas as eleições para dar segurança evitando que o eleitor vote no lugar de outro ou duas vezes.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais