Eleições 2018:ao menos seis vereadores disputarão cargos

Pelo menos seis vereadores de Aracaju disputarão novos cargos nas eleições (Foto: Agência Brasil)

A Câmara de Vereadores de Aracaju, apesar de estar em plenos trabalhos, dá sinais de que o clima eleitoral já começa a influenciar o futuro dos parlamentares e da Casa. É que, dos 24, seis confirmaram que são pré-candidatos a cargos legislativos no pleito deste ano, e pelo menos  seis avaliam a possibilidade junto a suas equipes e grupamentos políticos.

São pré-candidatos os cargos de deputados estaduais Manoel Marcos (PSDB), Iran Barbosa (PT), Isac Silveira (PC do B) e Antônio Bittencourt (PC do B); a deputado federal concorrerá Élber Batalha (PSB); e para uma das vagas ao Senado Federal, Emília Corrêa (Patriota).

“É um ano que tem duas vagas para senador. É um assunto ‘proibido’, liberado apenas para aquele pequeno grupo que já disse para que veio, que se repete, com nomes desgastados, que não mudou o cenário político sergipano em caráter federal. O partido indicou meu nome, me surpreendi. Essas vagas me despertaram a atenção e eu gosto do desafio”, contou Corrêa.

Iran Barbosa já foi deputado federal por uma vez e está no terceiro mandato de vereador. Ele explica o porquê de tentar uma vaga na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). “Há uma decisão da corrente na qual milito no Partido dos Trabalhadores que deliberou apresentar um conjunto de candidaturas para que tenhamos uma chapa própria e forte, com governador, senador, deputados federais e estaduais”.

Antônio Bittencourt, que está em seu primeiro mandato eletivo, acredita que tentar novos espaços na política é natural. “É salutar tentar ampliar seus espaços de atuação. Sou feliz em ser vereador, acho que dou uma contribuição importante. Dessa casa já saíram deputados estaduais, federais… o parlamento de Aracaju é uma grande escola que produziu grandes políticos para Sergipe”.

Situação indefinida

Há alguns parlamentares que ainda estudam a chance de disputarem um novo cargo neste ano. É o caso de Cabo Amintas (PTB), Kitty Lima (Rede), Lucas Aribé (PSB) Thiaguinho Batalha (PMB), Vinícius Porto (DEM) e Zezinho do Bugio (PTB).

“O pleito de 2018 começou precipitadamente. Desde janeiro que tocamos nesse assunto, mas as convenções começam em agosto. Avaliamos todos os cenários possíveis, é cedo para falar. Onde a gente vai, recebe pedido e indagações sobre candidatura. Vamos juntar todo o grupamento, nossos eleitores, faremos pesquisas, e decidiremos se desta vez vamos tentar ou não”, falou Thiaguinho.

Sem disputa

Para Américo de Deus (Rede), Anderson de Tuca (PRTB), Bigode do Santa Maria (MDB), Evando Franca (PSD), Jason Neto (PDT), Juvêncio Oliveira (DEM), Nitinho Vitale (PSD) e Seu Marcos (PHS), o ano de 2018 deve ser mais tranquilo, já que todos eles descartam a chance de concorrer a novos cargos. “Não devo ser candidato a nada, já que fui eleito para ser vereador, tenho feito esse trabalho, e pretendo concluir meu mandato”, resumiu Jason.

“Natural”

O presidente da Casa, Nitinho Vitale, considerou normal toda essa movimentação. “É comum que haja em algum momento um esvaziamento na Câmara. Todos têm seus candidatos, então é natural”.

Ausentes

Durante o momento em que o Portal Infonet esteve na Câmara de Vereadores, não conseguiu contato com Carlito Alves (PRB), Dr. Gonzaga (MDB) Fábio Meireles (PPS) e Palhaço Soneca (PPS). Caso queiram se manifestar, a equipe de jornalismo está à disposição pelo telefone 2106-8000 e e-mail jornalismo@infonet.com.br. 

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais