Eleições: TRE acionará Exército apenas em casos emergenciais

Colégio eleitoral teve fluxo tranquilo no primeiro turno (Foto: Arquivo Portal Infonet)

No segundo turno das eleições, assim como no primeiro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não solicitou apoio do Exército Brasileiro. O planejamento conta com ação integrada de órgãos municipais, estaduais e federais, e a Guarda Federal será acionada apenas em casos emergenciais.

A responsável pela operação em Sergipe é a Polícia Militar (PM), que terá suporte da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Guardas Municipais (GM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Juntos, além de garantir a segurança dos eleitores, atuarão para inibir a incidência de crimes eleitorais.Somente a PM disponibilizou 3.200 homens para trabalhar na segurança das ruas e colégios eleitorais.

Marcelo Gerard conta que Exército será acionado em casos emergenciais (Foto: Portal Infonet)

De acordo com Marcelo Gerard, coordenador de planejamento e gestão estratégica do TRE, explica as hipóteses de acionamento do Exército. “Só em casos de um problema, que a PM desfalque algum local que precise de reforço, por causa de deslocamentos. A segurança será reforçada para evitar boca de urna e qualquer prática ilegal”.

No primeiro turno, foram 52 pessoas presas, número recorde no Estado. A média, segundo o TRE, era de nove a dez pessoas. “No segundo turno, o mesmo procedimento vai ocorrer, independente da cor da bandeira da pessoa. Não importa o lado: se estiver fazendo atos irregulares, propagandas ilegais ou crimes eleitorais, será preso sem dúvida nenhuma”, alertou.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais