Em 2020, Canindé do São Francisco terá duas eleições municipais

0
Data de eleição para escolha do novo prefeito será definida no próximo ano (Foto: Ascom Prefeitura)

Em 2020, o município de Canindé do São Francisco passará por duas eleições para escolha de prefeitos. No primeiro momento, serão realizadas as eleições suplementares, convocadas em função do impeachment que cassou o mandato do prefeito Ednaldo da Farmácia. O candidato eleito tomará posse do cargo para um mandato relâmpago até o dia 31 de dezembro daquele ano.

E, no mês de outubro de 2020, os eleitores voltarão às urnas para eleger o novo prefeito e vice para um mandato de quatro anos. Nessa eleição, também serão escolhidos os novos vereadores do município, para o próximo mandato na Câmara Municipal.

A data das eleições suplementares ainda será definida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com informações do coordenador de Planejamento, Estratégia e Gestão do TRE, Marcelo Gerard, a data das eleições suplementares deve obedecer aos prazos previstos pela Lei Orgânica do Município. Conforme explicou, a legislação municipal estabelece que as eleições suplementares nos casos de impeachment só poderão ocorrer após 90 dias da decisão tomada pela Câmara Municipal de Vereadores. Enquanto isso, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Weldo Mariano, continua governando o município.

Marcelo Gerard informa que a Justiça Eleitoral não terá mais tempo para realizar as eleições neste ano. O calendário das eleições suplementares, que deverá ser criado pelo pleno do TRE, só será definido após o recesso do Poder Judiciário, que ocorrerá no fim deste ano e início do próximo.

por Cassia Santana

Comentários