Estado perdeu R$ 400 milhões em dois anos

Governador de Sergipe, Marcelo Déda (Foto: Arquivo Infonet)
O Governador Marcelo Déda mostra-se bastante preocupado com o equilíbrio financeiro do Estado, observado nestes últimos quatro anos. “Está ficando difícil”, diz ele, acrescentando: “Nos últimos dois anos, o Estado perdeu nada menos que 400 milhões de reais. É muito dinheiro para quem é pequeno”. O seu consolo é que não só aqui. Até a presidente Dilma Rousseff vai ter um primeiro ano de governo de cinto apertado, e apertando mais ainda.

“A situação na Europa preocupa muito. Depois da Grécia foi a Irlanda que quebrou. Portugal e Espanha continuam enfrentando dificuldades homéricas e pode-se incluir a Bélgica neste patamar. O Brasil fez tudo certinho mas o reflexo disso chega naturalmente aqui e, por tabela, aos Estados”. Para Deda 2010 foi o pior ano que já viveu, desde que há dez anos assumiu a Prefeitura de Aracaju. “No Estado, a gente sempre teve uma reserva de 200 milhões para as eventualidades. Nem isso temos mais”.

“A gordura acabou. Felizmente, o ICMs cresceu na base de 20% este ano mas isto não é o suficiente para deixar o governo tranqüilo”. Por cautela, Deda diz que não assinou, esta semana, a ordem de serviço para a duplicação do viaduto do DETRAN. Aliás, nos três primeiros meses do próximo ano, não pretende assinar ordens de serviços de obras novas. “Vamos tocar as que estão em andamento e esperar para ver o que acontece”.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais