Famílias pedem casas durante visita de Lula a Aracaju

Momento do descerramento da placa (Fotos: Portal Infonet/ Filippe Araújo)

As chuvas não conseguiram reduzir o grande número de pessoas que foram até o bairro 17 de Março na manhã desta quinta-feira, 10, para ver de perto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando da entrega de ônibus escolares e da inauguração do Conjunto Sebastião Celso de Carvalho [522 imóveis]. Antes da chegada do presidente, o povo foi recepcionado com o “Pé de Serra” por meio de um trio de autêntico forró. A festa da democracia estava anunciada. Caravanas chegando de todos os lados, políticos, imprensa de várias partes do país, pessoas com faixas, mulheres grávidas, crianças de colo, idosos, estudantes, autoridades.

Todos queriam participar democraticamente, mas um grupo de moradores da Invasão Recanto dos Mangues [conjunto Augusto Franco] foi impedido de levantar uma faixa pedindo ao

governador Marcelo Deda e ao prefeito Edvaldo
Manifestantes ficaram irritados
Nogueira, moradia. O brilho da festa foi tomado por um início de tumulto e de desespero de várias famílias. Isso quando integrantes do Batalhão da Guarda Presidencial, retiraram de maneira brusca, a faixa das mãos dos moradores, alegando que ali só seriam permitidas faixas que pudessem prestar homenagens.

O clima ficou tenso até que a comitiva do presidente Lula chegasse ao local. De acordo com o ambientalista Lizaldo Vieira, são 180 famílias que residem na Invasão dos Mangues há cerca de 9 anos. “A faixa não dizia nada demais [Deda e Edvaldo esqueceram da invasão dos mangues]. Tem um monte de gente com faixas e eles tomaram justo a nossa.

Faixa que foi tomada das famílias
Isso não é justo. Já existe um cadastro na Prefeitura de Aracaju, mas ninguém recebeu uma casa sequer”, lamenta Lizaldo Vieira.

“Nós moramos em barracos porque não temos outro jeito e convivemos com ratos e baratas. As crianças adoecem direto. Viemos aqui pedir um apoio e somos recebidos com grosseria por esses homens que tomaram a faixa das nossas mãos. Nós não estamos xingando ninguém. Somos da paz e não merecemos passar por mais humilhações”, entende a moradora da invasão, Rose de Oliveira [dois filhos].

Recado dado

Lizaldo:”Faixa não tinha nada demais”
Mesmo com a atitude dos seguranças em retirar a faixa dos moradores da invasão dos mangues, eles conseguiram levar o recado ao presidente Lula por meio de um bilhete. No discurso, o governador Marcelo Deda disse: “Lula ficou o tempo todo ali comendo o meu juízo. Diga que vai construir as casas. Eu e Edvaldo vamos em 30 dias, levar o projeto ao Governo Federal para que o pessoal da invasão do manguezal tenha as suas casas”, adiantou.

“Na nossa frente tem 180 famílias repartindo espaço com ratos e baratas e as crianças adoecendo.

Pedi que seja apresentado um projeto para incluir essas famílias em programas de moradia. Para quem ta fazendo um milhão de casas do Minha Casa Minha Vida, 180 a mais, 180 a menos, não faz falta a
Rose: “Convivemos com ratos”
ninguém”, destaca Lula, ao som de aplausos.

Sem formalidade

O presidente preferiu abrir mão do discurso formal, devolvendo-o ao cerimonial. “Vou economizar palavras pela quantidade de gente que já falou [prefeito Edvaldo Nogueira, Roseane Patrício, representante dos Movimentos Sociais, ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, ministro da Educação, Paulo Hadad e governador Marcelo Déda]. Saio da Presidência da República com a  consciência de que fiz o que queria cumprir em 8 anos o que os outros governos não fizeram em 20, aliás, nesse estado aqui que tem cabra desaforado, é importante fazer um levantamento e verificar. Antes de mim, quanto em dinheiro os outros presidentes colocaram aqui? Prefeitos e governadores adversários recebem a mesma quantia do que Deda, a exemplo dos governadores do Rio Grande do Sul e de Alagoas”, enfatiza.

“Alma cega”

Déda agradece investimentos
O governador Marcelo Déda agradeceu ao presidente Lula os investimentos feitos em Sergipe pelo Governo Federal. “Hoje nós temos que lhe agradecer. Só os que tem a alma cega podem negar o que vossa excelência fez pelo Estado de Sergipe. Não há um único ponto em que não haja a sua presença, numa soma da visão estratégica de estadista e proletário”, ressalta.

Dificuldade

Após falar sobre a importância da visita do presidente Lula, quando da inauguração do conjunto no bairro 17 de Março, o prefeito Edvaldo Nogueira aproveitou a ocasião para cobrar agilidade na aprovação de projetos para a construção de canais nos conjuntos Costa do Sol e Beira Mar na tentativa de solucionar os alagamentos.

“Embora estejamos tendo uma dificuldade no Ministério da Integração, os projetos já estão prontos, fomos até lá e os projetos não foram cadastrados. Estamos lutando para que liberem 

Lula:”180 casas a mais”
esses recursos para que ainda esse ano a gente possa construir os canais”, afirma Edvaldo Nogueira.

Ônibus

Foram entregues 18 ônibus do projeto Caminho da Escola. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, até o final deste ano, Sergipe vai receber o total de 48 ônibus, beneficiando 30 municípios. A região Nordeste concentra 50% dos alunos da educação básica pública que residem em áreas rurais e usam o transporte escolar gratuito como único meio de acesso à escola. “Em Sergipe, são quase 80 mil alunos residentes em área rural que dependem do transporte escolar gratuito para chegar à escola. Além dos ônibus e lanchas em algumas regiões, iremos providenciar também bicicletas”, informa o ministro.

Ouça o discurso de Lula em Aracaju (Fonte: Blog do Planalto)

A solenidade contou com as presenças de secretários, familiares de Celso de Carvalho, ministros, prefeitos, deputados, o presidente da Câmara, Emmanuel Nascimento, estudantes e da população. O prefeito Ivan Leite participou da cerimônia, já que a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a duplicação da Br-101, foi feita no local da cerimônia, por conta das chuvas [o helicóptero ficou impossibilitado de decolar e pousar no município]. O deputado federal Albano Franco (PSDB), também esteve no palanque, a exemplo dos deputado Eduardo Amorim (PSC) e Iran Barbosa (PT).

Por Aldaci de Souza
Fotos: Portal Infonet/Filippe Araújo

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais