Governo criará estratégia para não perder Proinveste

Déda: reunião para definir novas estratégias (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O governador Marcelo Déda (PT) reunirá o núcleo de governança para definir novas estratégias para Sergipe não perder os recursos do Proinveste. A pretensão do governo é reapresentar os projetos no próximo ano para que a Assembleia Legislativa autorize o governo a contrair empréstimos no valor de R$ 727 milhões.

A reunião com o Núcleo de Governança acontece a partir das 15h no Palácio de Despachos, segundo informou uma fonte do governo. Estarão nesta reunião, o vice-governador Jackson Barreto (PMDB) e os secretários João Andrade [Fazenda], Sílvio Santos [Casa Civil], Pedro Lopes [Governo] e Oliveira Júnior [Planejamento, Orçamento e Gestão].

Mas a oposição está alinhada no discurso pela rejeição dos projetos relacionados ao Proinveste. O deputado Venâncio Fonseca (PP), líder da oposição, diz que os parlamentares só aprovarão o Proinveste se o Governo for humilde, prestar contas relativas aos recursos na ordem de R$ 1,050 bilhão já aprovados pelo Legislativo Estadual e impedir que seus assessores diretos humilhem os oponentes.

Venâncio Fonseca se refere diretamente ao vice-governador Jackson Barreto que, no twitter, o classificou de vassalo dos irmãos Amorim [Eduardo, senador, e Edvan, empresário]. “Venâncio, esse é o seu papel na Assembleia: Fantoche, marionete e vassalo dos Amorim”, considerou Jackson Barreto na rede social, ao criticá-lo por encaminhar pela rejeição do Proinveste na Assembleia Legislativa.

O líder da oposição diz que, sendo novamente encaminhados os projetos, a bancada analisará sem descartar a possibilidade de uma nova rejeição ao Proinveste. “Se o Governo quiser o diálogo, estamos abertos. Mas não vamos aceitar este tipo de provocação, com pancada e com humilhação”, diz. “O governo precisa conversar, ser humilde e esclarecer, mas não vai conseguir nada agindo assim, querendo desmoralizar o parlamento, não vamos nos intimidar”, avisa Venâncio.

Laércio Oliveira: apelo pelo consenso para aprovar Proinveste (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet)

O Proinveste divide opiniões dentro do grupo político liderado pelo senador Eduardo Amorim (PSC). O deputado federal Laércio Oliveira (PR) voltou a defender a aprovação dos projetos em favor do governo. “Se eu votasse, iria votar contra porque meu grupo fez este encaminhamento, mas sou a favor do Proinveste”, declarou.

Para Laércio, os deputados estaduais devem reavaliar o posicionamento quanto ao Proinveste para evitar prejuízos para o Estado de Sergipe. “O governador até pode liderar este diálogo, conversar, apresentar os projetos de forma mais clara e transparente para se ter uma somação de forças para pensar no desenvolvimento de Sergipe. É necessário ter grandeza e humildade para sentar e discutir o assunto com abertura porque o povo é quem vai sair prejudicado”, considerou o parlamentar.

Mas o deputado Venâncio Fonseca acredita que aquelas pessoas que se posicionam a favor do Proinveste serão, de certa forma, beneficiadas. "Muita gente defende a aprovação porque vai tirar proveito disso", alerta.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais