|
Deputado Francisco Gualberto (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O deputado Francisco Gualberto (PT), protocolou na manhã desta quarta-feira, 2, projeto de Resolução e um Projeto de Emenda à Constitucional (PEC), com a finalidade de acabar com o voto secreto na Assembleia Legislativa de Sergipe.
Para obter aprovação pelo Regimento Interno, é necessário a obtenção de pelo menos oito assinaturas dos demais deputados.
“Conseguimos apresentar as duas proposituras com 13 assinaturas. Tenho certeza que conseguirei muitas outras depois. O projeto tem o apoio de todos os deputados com os quais conversei. A iniciativa é nossa, mas será subscrito por todos. Queremos zerar a possibilidade de voto secreto nesta Casa”, destaca Francisco Gualberto.
De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Sergipe, as votações secretas acontecem em casos de cassação de mandatos, eleição para conselheiro do Tribunal de Contas, derrubada ou manutenção de veto governamental e eleição da Mesa Diretora.
“Estamos trilhando o caminho tanto do anseio popular quanto da convicção de que as votações nesta Casa precisam ser abertas”, acrescenta.
Por Aldaci de Souza