|
Lauro Antônio faz a abertura do evento (Fotos: Portal Infonet) |
O Encontro Estadual Interlegis, aberto na manhã desta sexta-feira, 23, na Fazenda Boa Luz em Laranjeiras, foi regado a surpresas e quebra de protocolos. Primeiro, o anúncio dando conta de que uma das principais palestrantes, a consultora legislativa do Senado Federal [que falaria sobre resíduos sólidos] não estaria presente por problemas de saúde.
Depois, no momento em que o diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Haroldo Feitosa Tajra estava falando, foi interrompido com a chegada do senador Eduardo Amorim (PSC), que ocupou o lugar do palestrante. Em seguida, o vice-presidente nacional do PRTB da Juventude, afirmou que muitos vereadores não estão preparados para desenvolver o trabalho, o que causou um certo constrangimento.
|
Emmanuel Nascimento elogia a iniciativa |
Até mesmo o senador Eduardo Amorim mostrou cara de surpreso em ter que interromper o discurso de Haroldo Tajra [depois voltou ao microfone], mas não se fez de rogado, se desculpou pelo atraso [estava no sepultamento da mãe do procurador Orlando Rochadel], destacou a importância do evento e aconselhou os vereadores presentes:
“Não é preciso ficar clamando à presidência da República que dê ao Nordeste o que os nordestinos têm de direito. Não queremos andar com o pires na mão, queremos oportunidades para mostrar a coragem que carregamos. Fortalecer o Poder Legislativo é consolidar e fortalecer a democracia”, destaca Eduardo Amorim.
Mal-estar
|
Eduardo Amorim |
Um certo mal-estar foi iniciado entre os participantes quando o vice-presidente nacional do PRTB da Juventude, Gustavo Faro, perguntou quantos vereadores estavam presentes e pediu para levantar a mão. E disse que “muitos vereadores não estão preparados para ocupar os cargos”.
Indagado pela reportagem do Portal Infonet se foi um momento infeliz, Gustavo Faro foi enfático: “não, eu posso até não ter sido compreendido, mas o que quis dizer é que muitas vezes os vereadores não estão preparados para desenvolver o trabalho legislativo e hoje a Interlegis está aí para desenvolver melhor ainda. Falta um preparo melhor. Quando as pessoas saem do colégio, saem com o ensino médio e vão para a faculdade, ou seja, precisam estar sempre se reciclando. A gente tem que chamar a atenção do Poder Público para o aperfeiçoamento”.
|
Gustavo Faro: "Chamar a atenção para o aperfeiçoamento" |
Para o vereador de Carmópolis, Décio Neto, Gustavo Faro foi “infeliz na colocação. Alguns vereadores não esperavam, mas depois entenderam que muitos são despreparados porque não contam com apoio para a reciclagem e a Interlegis tem o papel de atualizar, de orientar no desenvolvimento dos parlamentares do Poder Legislativo”, entende.
Sensibilização
De acordo com o diretor da Secretaria Especial do Programa Interlegis do Senado Federal, Haroldo Tajra, a reunião em Sergipe é a primeira de uma série. “Hoje é uma reunião de sensibilização para a implantação do programa de modernização legislativa e a pretensão é de que muitas câmaras venham a aderir e participar do programa. Nós acreditamos que aqui em Sergipe nosso programa será fértil e dará muitos frutos”, enfatiza.
|
||
Haroldo Tajra: "Programa será fértil em SE"
|
“Convidamos todos os 75 presidentes de Câmaras de Vereadores de Sergipe, pois temas importantes serão debatidos visando o crescimento do Poder Legislativo, a exemplo de regimento interno”, afirma lamentando a ausência da consultora Carmem Rachel, que falaria sobre resíduos sólidos.
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento, elogiou o evento. "Quero agradecer a Laurinho, pois esta é a primeira vez que acontece um encontro desses aqui no estado. Quero destacar a importância, pois muitas vezes o Legislativo não tem condições de exercer o poder fiscalizador".
Interlegis
O Programa Interlegis é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Senado e o Banco Interamericano desde 1977, sendo considerado o maior programa de modernização e integração do Legislativo em todo o mundo. Suas ações são dirigidas às Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas, para a organização dos processos, capacitação dos parlamentares e servidores e implantação de tecnologia.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B