“Irresponsável” e “lamentável”: senadores criticam fala de Bolsonaro

Pronunciamento de quae cinco minutos chocou parlamentares (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro de quase cinco minutos, em rede nacional, na noite desta terça-feira, 24, provocou reações em cadeia entre entidades e parlamentares do Congresso Nacional. Em discurso, o presidente questionou medidas como fechamento de escolas e do comércio, categorizou o coronavírus como ‘gripezinha’ e sugeriu o fim do confinamento em massa.

As ideias propagadas pelo presidente, em discurso, tirou do sério figuras como os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, por exemplo. Parlamentares sergipanos também reagiram imediatamente em suas redes sociais.

Rogério categorizou discurso como irresponsável (Imagem: Recorte/Twitter de Rogerio Carvalho)

“Em mais um pronunciamento irresponsável, Bolsonaro volta negar a gravidade da Pandemia do coronavíeus. Nega a ciência, nega recomendações da OMS. Gravíssima fala que deixa uma Nação em alerta”, afirmou o senador Rogério Carvalho (PT/SE).

Senador Alessandro também criticou discurso do presidente (Imagem: Recorte/Twitter de Alessandro Vieira)

O senador Alessandro Vieira (Cidadania/SE) também de manifestou. “Estamos enfrentando a maior crise dos últimos 100 anos. O mundo inteiro reconhece isso e adota providências. Só uma pequena bolha prefere permanecer alheia à realidade. Infelizmente, é lá que vive o presidente Jair Bolsonaro. Até o ídolo Trump entendeu, mas o Jair não. Lamentável”, criticou o parlamentar.

Durante o discurso, Bolsonaro frisou sua preocupação com a situação econômica do Brasil com o vigor das restrições, e afirmou que era importante proteger apenas idosos acima dos 60 anos.

As afirmações não foram bem digeridas e as reações continuaram entre outros membros do Congresso. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), desqualificou o pronunciamento de Bolsonaro. “Desde o início desta crise venho pedindo sensatez, equilíbrio e união. O pronunciamento do presidente foi equivocado ao atacar a imprensa, os governadores e especialistas em saúde pública. […] Cabe aos brasileiros seguir as normas determinadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde em respeito aos idosos e a todos que estão em grupo de risco”, recomendou.

O presidente e vice-presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre e Antonio Anastasia divulgaram nota em conjunto. “Neste momento grave, o País precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população. Consideramos grave a posição externada pelo presidente da República hoje, em cadeia nacional, de ataque às medidas de contenção ao Covid-19. Posição que está na contramão das ações adotadas em outros países e sugeridas pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirmaram.

Apesar do pronunciamento sugerindo o fim do confinamento em massa, não há qualquer indício de que as restrições aplicadas por meio de decreto, em Sergipe, sejam revogadas.

Por Ícaro Novaes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais