Legisladores Juvenis: inscrições para o programa já podem ser feitas

As inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) estão abertas até o dia 31 de maio. O Programa Jovem Senador prossegue com as inscrições até o dia 16 de agosto (Foto: Câmara dos Deputados)

Os estudantes interessados em fazer parte do time de Legisladores Juvenis em 2019 já podem se inscrever no processo de seleção para os programas Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) e Jovem Senador (JS).  Os alunos selecionados terão a oportunidade de vivenciar a rotina parlamentar na Câmara e Senado Federal, em Brasília. Em Sergipe, as iniciativas são coordenadas pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Assessoria Internacional.

As inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) estão abertas até o dia 31 de maio. O Programa Jovem Senador prossegue com as inscrições até o dia 16 de agosto.

Para a chefe da Assessoria Internacional da Seduc, professora Célia Gil, essa é uma oportunidade para os estudantes sergipanos mostrarem seu potencial para elaboração de projetos e redações. “Essa semana a gente vai estar nas escolas, intensificando a divulgação e incentivando a participação dos alunos. São projetos extremamente importantes para que eles entendam na prática o que faz um deputado e um senador”, informa a professora, que também é a coordenadora estadual do PJB.

Para a chefe da Assessoria Internacional da Seduc,  essa é uma oportunidade para os estudantes sergipanos mostrarem seu potencial (Foto: Câmara dos Deputados)

Parlamento Jovem Brasileiro

Para se inscrever, o candidato tem que preencher alguns requisitos, como: ter entre 16 e 22 anos de idade até 31 de dezembro de 2018; estar cursando o 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio regular ou o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio; ou ainda estar concluindo o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O aluno deve elaborar um Projeto de Lei de sua autoria, cujo tema seja de relevância nacional. Após a elaboração, deve preencher a ficha de inscrição que se encontra no site da Câmara (www.camara.leg.br/pjb), anexar cópia do documento de identidade e a declaração da escola em que está matriculado.

Todos esses documentos deverão ser enviados à coordenação estadual do PJB, através do e-mail sergipe.pjb2018@gmail.com ou através dos Correios, no endereço: Avenida Murilo Dantas, nº 8881, Galeria Farol Center, sala 30, bairro Farolândia, CEP 49323-490, Aracaju – Sergipe.

Jovem Senador

O tema da redação este ano é “Orçamento Público: sua participação tem valor”. O texto deverá ser escrito de maneira dissertativa e argumentativa, contendo entre 20 e 30 linhas. Para participar, o candidato deve ser aluno do ensino médio da rede pública estadual de ensino e ter 19 anos de idade até 31 de dezembro de 2019.

Até o dia 16 de agosto, as escolas devem encaminhar as redações selecionadas no Jovem Senador 2019 para a Assessoria Internacional da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura através do e-mail ai@seed.se.gov.br, ou via Correios, para o endereço: Av. Murilo Dantas, 881, sala 30 – Farolândia, Aracaju – SE, 49032-490.

Os estudantes têm a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos senadores e o processo legislativo brasileiro. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais