Mendonça quer isenção de IR para taxistas

Mendonça Prado (DEM)
O deputado federal Mendonça Prado apresentou um projeto de lei (PL 3688/2008) na Câmara dos Deputados que isenta os taxistas do recolhimento do Imposto de Renda. Como requisitos, o taxista deve possuir apenas um veículo com licenciamento para trabalhar na praça, ser autônomo e ter como único bem em seu nome o veículo usado para transporte individual de passageiros na categoria de aluguel. 

De acordo com o projeto, será considerado autônomo aquele taxista que não for cotista de pessoa jurídica já constituída e que sobreviver exclusivamente da renda adquirida com o seu trabalho realizado com um único veículo licenciado. 

Mendonça justifica sua proposta enfatizando o abuso da carga tributária brasileira e a baixa renda desses profissionais liberais. “Viso reduzir para essa categoria de trabalhadores, que possui uma renda que mal dá para o sustento da família, o pedaço da fatia que o leão consumirá de sua renda. Dessa maneira, essa classe poderá investir mais no seu desenvolvimento social e, em contrapartida, na sua educação e instrução. Quanto menor a desigualdade entre as classes, maior será o índice de desenvolvimento econômico”, afirmou. 

Atualmente, a proposta se encontra em análise na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais