![]() |
Angélia Guimarães: autoposse na Assembleia (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
A nova mesa diretora da Assembleia Legislativa tomou posse no final da manhã desta sexta-feira, 15, no plenário do Poder Legislativo Estadual, que contou com diversas personalidades políticas. O governador Marcelo Déda (PT) não compareceu, mas foi representado pelo secretário de estado Fernando Noronha, de articulações políticas e relações institucionais.
No discurso de posse, a deputada Angélica Guimarães, reeleita no dia 27 de fevereiro do ano passado, defendeu a independência e harmonia entre os poderes, com o compromisso de manter a ética, priorizando a força política [acima dos partidos] e de semear a paz, mesmo nos momentos de possíveis hostilidades. Administrar de mãos dados, conforme frisou, mantendo a independência do Poder Legislativo.
A composição da nova mesa diretora da Assembleia, escolhida em fevereiro do ano passado em antecipada e polêmica eleição, provocou um racha entre a base da parlamentar, sob a liderança do senador Eduardo Amorim (PSC), e o governador Marcelo Déda (PT). Clima que fez o governador perder a maioria no Legislativo Estadual e amargar sucessivas derrotas nas tentativas de aprovação de projetos no Legislativo no ano passado. Entre eles, os projetos relativos ao Proinveste, cujos debates voltarão a ser realizados a partir da segunda-feira, 18, com o retorno dos trabalhos legislativos.
![]() |
Pastor Antonio lê termo de posse |
Neste segundo biênio da 17ª legislatura, a presidente Angélica Guimarães será auxiliada nos trabalhos legislativos pelos deputados Zé Franco (PDT), na vice-presidência; Adelson Barreto (sem partido), na primeira secretaria; Gorete Reis (DEM), na segunda secretaria; Paulinho das Varzinhas (PTdoB), na terceira, e Raimundo Vieira [o Mundinho da Comase – PSL] ocupará a quarta secretaria.
O termo de posse foi lido pelo deputado Pastor Antonio dos Santos (PSC) lei o termo de posse. A deputada Maria Mendonça estava ausente, mas justificou. Segundo a deputada Angélica Guimarães, a parlamentar passou por uma cirurgia oftálmica e passa bem.
Apesar de empossada, a deputada Gorete Reis (DEM) deixará o legislativo estadual para retomar as atividades no cargo de secretária municipal de saúde. A vaga deixada pela parlamentar será ocupada interinamente pelo suplente Antonio Passos (DEM). Na mesa diretora, as atividades relativas à segunda secretaria passarão a ser desenvolvidas pelo quarto secretário [o deputado Raimundo Vieira], que acumulará as duas funções, conforme previsto no regimento interno.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B